Brasil

Quando começa o verão? Veja horário e como será a estação em 2025

Com a ausência de El Niño, o verão 2025 terá menos calor intenso, menor risco de eventos severos e maior variação de temperatura e chuvas

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 16 de dezembro de 2024 às 11h41.

Última atualização em 16 de dezembro de 2024 às 11h41.

O verão de 2025 promete ser menos intenso que o de 2024, marcado por recordes de calor, segundo o site Climatempo. A previsão indica que diversas regiões do Brasil enfrentarão maior variação de temperatura e volume de chuvas , com um padrão climático mais dinâmico.

Sem a influência de fenômenos de grande escala, como o La Niña ou o El Niño, o clima será definido principalmente por eventos de curto prazo , alternando entre semanas mais quentes e outras mais amenas. Essa oscilação reforça a necessidade de monitoramento constante para lidar com as mudanças.

Como será o verão de 2025?

A expectativa é de um clima mais oscilante, com períodos de temperaturas altas intercalados com quedas , além de chuvas que terão comportamento variado entre as regiões do Brasil. Segundo a meteorologista Ana Clara Marques, da Climatempo, "o próximo verão não será tão quente como o último. Haverá picos de temperaturas altas, mas depois elas diminuirão, com variações mais frequentes".

Na Região Sudeste, o verão deverá ser [grifar] mais chuvoso e com menos dias totalmente ensolarados, embora a sensação de abafamento ainda predomine. O Sul, por sua vez, enfrentará chuvas mais espaçadas e irregulares , intercaladas com picos de calor, especialmente nas capitais. O Norte terá um volume significativo de chuvas ao longo do período, favorecendo a navegabilidade dos rios, que enfrentaram níveis críticos na primavera.

O Nordeste viverá um verão mais seco, com atraso das chuvas normalmente esperadas entre o verão e o outono. Ana Clara Marques observa que "vai demorar para as chuvas começarem no Nordeste, mas depois elas serão mais fortes e frequentes". Este cenário de irregularidade climática está relacionado à ausência de fenômenos de grande escala, como o El Niño e a La Niña, o que aumenta a influência de fenômenos locais e de curto prazo.

Quando começa o verão?

O início do verão acontece dia 21 de dezembro de 2024 e vai até 20 de março 2025. A estação substitui a primavera e, depois, dá lugar ao outono.

Que horas começa o verão?

O verão terá início à 6h20 do dia 21 de dezembro.

O que é solstício de verão?

O fenômeno é o momento em que um dos hemisférios está mais voltado para o Sol. Dessa forma, ele fica mais iluminado e por mais tempo, fazendo esse dia alcançar o pico de duração em todo o ano.

Isso acontece porque a Linha do Equador, eixo de rotação da Terra que divide os hemisférios Norte e Sul, não está alinhada perfeitamente com o Sol. Pense na famosa Torre de Pisa, na Itália. É como a Terra se parece em relação ao Sol, um pouco inclinada. Por isso, os movimentos de rotação (movimento em torno do próprio eixo e que dura 24 horas) e translação (movimento em torno do sol e que dura 365 dias) do planeta provocam fenômenos como dias mais longos e dias mais curtos.

Acompanhe tudo sobre:Horário de verãoClima

Mais de Brasil

Fachin decidirá se Fux continuará julgando trama golpista após mudança de Turma no STF

STF manda reabrir investigação contra Valdemar Costa Neto por trama golpista

Por 4 votos a 1, STF condena sete réus do núcleo de desinformação de trama golpista

Câmara aprova pacote de segurança que eleva pena de homicídio contra policiais e pune 'novo cangaço'