Brasil

Quarentena vai mudar de novo em SP. Restaurantes e shoppings devem ficar abertos

Mudança estava programada para ser feita nesta sexta-feira, 5. Há poucos dias o governo do estado revogou a medida extraordinária que fechou comércio aos finais de semana

 (Roberto Parizotti/Fotos Públicas)

(Roberto Parizotti/Fotos Públicas)

GG

Gilson Garrett Jr

Publicado em 4 de fevereiro de 2021 às 16h46.

O governo de São Paulo vai reclassificar a quarentena em todo o estado nesta sexta-feira, 5. Isso dois dias depois de permitir a reabertura de restaurantes, shoppings e o comércio aos finais de semana. As duas mudanças acontecem com intervalo muito curto porque a regra que tratava apenas do fim de semana foi adotada de forma extraordinária e valia para todo o estado, mesmo que uma região não estivesse em uma quarentena mais restrita.

Esta nova quarentena vai entrar em vigor a partir da segunda-feira, 8 de fevereiro, e terá validade de duas semanas, como vem ocorrendo desde que o governo estadual implementou as medidas.

O que é avaliado nesta sexta-feira são os indicadores de taxa de ocupação de leitos de UTI, média de casos e de óbitos de covid-19 nas 17 regiões do estado de São Paulo. De maneira geral, há uma tendência de não ocorrer grandes mudanças.

A capital paulista, por exemplo, está na fase 2 laranja, uma antes da mais restrita, em que os estabelecimentos podem abrir com 40% da capacidade. Bares só funcionam em sistema de delivery.

Há uma possibilidade de a Grande São Paulo ir para a fase 3 amarela, porque conseguiu reduzir a taxa de internações em leitos de UTI que estava acima de 70% e caiu para 66%, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde desta quinta-feira, 4. Mas isso depende de outros fatores, como a taxa de novos casos e novos óbitos a cada 100 mil habitantes.

O interior é o que mais preocupa o Centro de Contingência da Covid-19 de São Paulo. Seis regiões (veja o mapa abaixo) estão na fase vermelha, em que somente os serviços essenciais podem funcionar. As demais regiões estão na fase 2 laranja.

“O interior tem 50% da população do estado e 70% dos casos. E dentro disso, a região de Bauru é a que tem a maior ocupação de leitos de UTI [89%]. A nossa preocupação com a região é de forma muito intensa”, disse o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, em entrevista coletiva na semana passada.

Como está a quarentena no estado de São Paulo

Quarentena válida desde o dia 29 de janeiro. (Governo do Estado/Divulgação)

Restrições da fase laranja 

  • Capacidade de atendimento de comércio de rua, shoppings, salões de beleza e restaurantes é de 40%. Podem abrir por no máximo 8 horas por dia, até as 20 horas
  • Nas academias a capacidade máxima é de 40%
  • Bares são proibidos de ter atendimento presencial — apenas delivery é permitido
  • Os parques ficam abertos

Restrições da fase vermelha 

  • Apenas atividades essenciais podem funcionar, como supermercados, farmácias e postos de gasolina
  • Comércio, shoppings, academias, salões de beleza, bares e restaurantes precisam ficar fechados
  • Parques ficam fechados
De 0 a 10 quanto você recomendaria Exame para um amigo ou parente?

Clicando em um dos números acima e finalizando sua avaliação você nos ajudará a melhorar ainda mais.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusEstado de São PauloPandemia

Mais de Brasil

Governo brasileiro avalia compras de alimentos excedentes durante tarifaço de Trump

Defesa de Daniel Silveira pede prisão domiciliar por falta de fisioterapia

Prisão de Bolsonaro: nas redes, 53% das publicações são favoráveis à decisão e 47%, contrárias

Tarcísio chama prisão domiciliar de Bolsonaro de ‘absurdo’ e pede desescalada da crise