Brasil

Quase 1 milhão assinam petição por Amoêdo nos debates eleitorais

O abaixo-assinado foi lançado há dois meses no site Change.org e vem acumulando assinaturas a favor do candidato do Novo

João Amoêdo: com menos de cinco parlamentares, o Novo não tem presença assegurada nos debates (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

João Amoêdo: com menos de cinco parlamentares, o Novo não tem presença assegurada nos debates (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Janaína Ribeiro

Janaína Ribeiro

Publicado em 27 de setembro de 2018 às 18h42.

São Paulo — Eleitores do candidato à Presidência do Partido Novo, João Amoêdo, conseguiram, até a tarde desta quinta-feira, 27, mais de 940 mil assinaturas em abaixo-assinado cobrando a presença do presidenciável nos debates eleitorais da TV Globo e da Record. O objetivo é chegar a 1 milhão de assinaturas digitais.

Iniciada há quase dois meses, a petição no site Change.org com o título: "João Amoêdo nos debates: Apoie essa ideia!", pede que o candidato também tenha a oportunidade de debater suas propostas nos debates realizados pelos canais televisivos, como SBT, Band, Record e Globo.

De acordo com a regra da reforma política aprovada em 2017, as emissoras devem convocar os partidos com no mínimo cinco parlamentares – deputados federais e senadores – no Congresso. Ficaria a cargo do organizador do debate convidar ou não o representante cuja sigla não tenha um número suficiente de representantes na Casa. Essa é a expectativa de Amoêdo

Desde o início da corrida eleitoral, Amoêdo criou uma hashtag nas redes sociais pedindo o apoio dos simpatizantes para participar dos debates. Em seu perfil no Twitter, o representante do Novo comemorou o quinto lugar nos trendig topics com mais de 61 mil tuítes sobre o assunto: "Vamos divulgar bastante para chegar aos 6% na pesquisa de amanhã e poder participar do debate na Globo".

Ainda serão transmitidos dois debates televisivos antes do primeiro turno – um pela Record neste domingo, dia 30, e outro pela Globo na quinta-feira, 4 de outubro.  Amanhã, 28, será divulgada mais uma pesquisa de intenções de voto do Datafolha. É a ela que Amoêdo se refere em seu tuíte. Na pesquisa mais recente do Datafolha, divulgada no dia 20, Amoêdo tinha 3% de intenções de votos.

 

Acompanhe tudo sobre:InternetAbaixo-assinadosEleições 2018João AmoêdoPartido NovoDebates eleitorais

Mais de Brasil

Não há ‘temas proibidos’ em conversa entre Lula e Trump, diz Alckmin

Presidente da Caixa deve defender bet do banco em reunião com Lula

Polícia Federal pode suspender emissão de passaportes por falta de verba

Deputados protocolam PEC da Reforma Administrativa