Brasil

Queda de avião: gravações de voz e dados de voo da Voepass foram recuperados das caixas-pretas

Porta-voz do Cenipa informou que todos os registros foram recuperados

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 11 de agosto de 2024 às 13h44.

Tudo sobreacidentes-de-aviao
Saiba mais

O chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos (Cenipa), brigadeiro Marcelo Moreno, informou neste domingo, 11, que os investigadores conseguiram recuperar o material de voz e dados de voo da aeronave da Voepass que caiu na última sexta-feira, 9. A tragédia área, uma das maiores da história do país, deixou 62 mortos.

"Conseguimos com 100% de sucesso obter as informações de voz e de dados que correspondem aos momentos que antecederam esse trágico evento. Isso não significa que o trabalho no nosso laboratório de análise está terminado. Essa é a primeira fase", afirmou Moreno, em pronunciamento a jornalistas em Vinhedo, onde caiu o avião ATR-72.

De acordo com ele, todas as inforamções foram recuperadas das duas caixas-pretas da aeronave, que estão em análise por técnicos em Brasília. Ele voltou a afirmar que, em nenhum momento, o voo que partiu de Cascavel fez contato de emergência com órgãos de controle de tráfego aéreo.

Validação da caixa-preta

Após a validação dos dados da caixa-preta, os investigadores precisam trabalhar "na transformação desse número enorme de dados para a informações útil para a sociedade", acrescentou o porta-voz do Cenipa. O órgão pretende emitir em até trinta dias em relatório preliminar sobre as causas do acidente. A apuração completa, no entanto, levará mais tempo.

Em pronunciamento no sábado, o brigadeiro havia afirmado que o trabalho de investigação irá se concentrar primeiro na identificação do material de voz da cabine. A avaliação do material das caixas-prestas será crucial para determinar as causas da queda.

Os registros acontecem no Flight Data Recorder (FDR), que traz os dados técnicos do voo, como altitude, velocidade e movimentos dos controles da aeronave, e no Cockpit Voice Recorder (CVR), outro dispositivo da caixa-preta, que traz as conversas na cabine.

Acompanhe tudo sobre:acidentes-de-aviao

Mais de Brasil

Não é só Bolsonaro: 13,5% das prisões do Brasil são domiciliares com uso de tornozeleira eletrônica

Quais são as 10 cidades mais violentas do Brasil? Veja ranking

Quais são as 10 estados mais violentos do Brasil? Veja ranking

'Se ele estiver trucando, vai tomar um seis', diz Lula sobre tarifa de Trump