Brasil

Queimadas em São Paulo: Defesa Civil prevê 'semana crítica'

Em razão da situação prevista, o órgão estadual vai mobilizar, pela primeira vez no ano, o Gabinete de Crise do período de estiagem

Mulher usa máscara devido a queimadas: risco é combinação de alta temperatura e baixa umidade (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Mulher usa máscara devido a queimadas: risco é combinação de alta temperatura e baixa umidade (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Agência Brasil
Agência Brasil

Agência de notícias

Publicado em 14 de setembro de 2025 às 16h59.

Última atualização em 14 de setembro de 2025 às 17h13.

Tudo sobreClima
Saiba mais

A Defesa Civil de São Paulo prevê que, a partir desta segunda-feira, 15, o estado irá enfrentar a semana mais crítica do período de estiagem e entrará em nível de emergência para queimadas.

Segundo o órgão, a semana será marcada por altas temperaturas e baixíssimos índices de umidade relativa do ar, principalmente nas regiões centro-oeste, norte, oeste e noroeste do estado.

Em razão da situação prevista, o órgão estadual vai mobilizar, pela primeira vez no ano, o Gabinete de Crise do período de estiagem, no Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), no Palácio dos Bandeirantes.

Participam do gabinete representantes de diferentes órgãos estaduais e parceiros da Operação SP Sem Fogo, como o Corpo de Bombeiros, Fundação Florestal, Comando de Aviação da Polícia Militar, Polícia Rodoviária e Ambiental, além da Secretaria Estadual de Agricultura, Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística e o Departamento de Estradas de Rodagem.

“Estamos diante de um cenário de risco que exige muita atenção, além da união de esforços e respostas rápidas. A presença integrada das instituições permite salvar vidas, proteger o meio ambiente e minimizar os prejuízos causados pela estiagem”, afirmou o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Henguel Ricardo Pereira.

Situação crítica em diversas cidades de SP

A Defesa Civil de São Paulo informou que ao menos seis ocorrências de incêndios em vegetação estão em andamento no estado neste domingo (14), nas cidades de:

  • Cruzeiro;
  • Cajuru;
  • Jaú;
  • Colômbia;
  • Piracicaba;
  • Amparo.

No sábado (13), foram reportados 11 focos de incêndio, que mobilizaram o trabalho ativo da Defesa Civil estadual, o Corpo de Bombeiros, brigadistas e equipes da Fundação Florestal.

Acompanhe tudo sobre:São Paulo capitalEstado de São PauloClima

Mais de Brasil

Alexandre de Moraes autoriza visita de Tarcísio a Bolsonaro

InCor e outros quatro hospitais do SUS aparecem em ranking dos melhores do mundo; veja lista

Moraes dá 24 horas à Polícia do DF para esclarecer demora na saída de Bolsonaro do hospital

Moraes autoriza visitas de parlamentares e presidente do PL a Bolsonaro, que tenta negociar anistia