Brasil

Reclame com sua sucessora, disse Moro a Lula sobre Copa de 2014

A reclamação do ex-presidente foi a de que ele "não foi convidado" para a abertura da Copa do Mundo de 2014 e para as Olimpíadas/2016

Lula e Dilma: Lula disse que não foi à inauguração de um setor da refinaria porque "não foi convidado", no final de 2014, ano da Copa (Rodolfo Buhrer/Reuters)

Lula e Dilma: Lula disse que não foi à inauguração de um setor da refinaria porque "não foi convidado", no final de 2014, ano da Copa (Rodolfo Buhrer/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 12 de maio de 2017 às 09h29.

Última atualização em 12 de maio de 2017 às 14h26.

São Paulo - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se queixou ao juiz federal Sérgio Moro - durante o interrogatório que se arrastou por cinco horas na quarta-feira, dia 10 - que "não foi convidado" para a abertura da Copa do Mundo de 2014 e para as Olimpíadas/2016.

O petista depôs como réu da Lava Jato na ação penal do caso tríplex - imóvel situado no Guarujá, litoral paulista, que os investigadores atribuem a Lula, o que é negado enfaticamente pela defesa.

Neste trecho de seu longo depoimento, Lula respondia a Moro sobre as obras da refinaria Abreu e Lima, em Recife, empreendimento marcado por suspeitas de irregularidades, superfaturamento, fraudes e desvios.

A refinaria da Petrobras foi o primeiro alvo da Operação Lava Jato, que desmontou sólido esquema de cartel e propinas na estatal entre 2004 e 2008.

Durante o interrogatório, Moro questionou o petista sobre Abreu e Lima. Lula disse que não foi à inauguração de um setor da refinaria porque "não foi convidado", no final de 2014, ano da Copa.

"Eu não fui chamado, não fui convidado. Doutor, eu não fui convidado para a Copa do Mundo, que fui que trouxe para cá, eu não fui convidado para as Olimpíadas."

Ao relatar o esquecimento sofrido por ex-presidentes, Lula fez um desabafo ao magistrado. "Doutor, não queira ser ex-juiz, que você vai ver o que vai acontecer."

"Tem de reclamar com a sua sucessora", recomendou o juiz, em alusão à ex-presidente Dilma Rousseff, em cujo governo o evento foi realizado.

Acompanhe tudo sobre:Copa do MundoCuritibaDilma RousseffLuiz Inácio Lula da SilvaOperação Lava JatoSergio Moro

Mais de Brasil

Brasil pode ser líder em aço verde se transformar indústria com descarbonização, dizem pesquisadores

Cassinos físicos devem ser aprovados até 2026 e temos tecnologia pronta, diz CEO da Pay4fun

Com aval de Bolsonaro, eleição em 2026 entre Lula e Tarcísio seria espetacular, diz Maia

Após ordem de Moraes, Anatel informa que operadoras bloquearam acesso ao Rumble no Brasil