Brasil

Redução de cargos economiza R$ 230 mi por ano, diz ministro

A primeira redução é um decreto do presidente em exercício cortando 4.307 cargos e funções na administração pública


	Dyogo Oliveira: a 2ª redução será uma MP que vai transformar 10.462 cargos de livre provimento em privativos de funcionários concursados
 (Antonio Cruz/Agência Brasil)

Dyogo Oliveira: a 2ª redução será uma MP que vai transformar 10.462 cargos de livre provimento em privativos de funcionários concursados (Antonio Cruz/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de junho de 2016 às 18h19.

Brasília - O governo espera economizar R$ 230 milhões ao ano com a redução de cargos e funções, informou nesta sexta-feira, 10, o ministro interino do Planejamento, Dyogo Oliveira.

Ele explicou que essa redução será feita por dois instrumentos. O primeiro é um decreto do presidente em exercício, Michel Temer, cortando 4.307 cargos e funções na administração pública, dos quais 881 já haviam sido recolhidos no ano passado.

A quantidade de postos a ser cortada já foi definida para cada ministério. Eles terão prazo de 30 dias para entregar os cargos.

O segundo é uma Medida Provisória que vai transformar 10.462 cargos de livre provimento em privativos de funcionários públicos concursados.

Com isso, o número de postos que podem ser ocupados por pessoas sem vínculo com a administração pública cai de 24.250 para 10.204, ou seja, perto de 14.000 cargos serão extintos.

A conversão desses cargos em exclusivos dos servidores concursados não necessariamente representará redução de gastos, disse o ministro.

"Vai depender da composição dos cargos que estão sendo ocupados por concursados ou sem vínculo", disse.

Acompanhe tudo sobre:Ministério do Planejamento

Mais de Brasil

Erika Hilton apresenta hoje proposta para acabar com escala 6x1

Sul sofrerá com onda de calor, enquanto 18 estados terão chuvas intensas nesta terça

Lula se reúne hoje com centrais sindicais falar do FGTS de quem optou por saque-aniversário

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular