Brasil

Reforma deve ser aprovada com folga, diz ministro da Educação

Ministro da Educação disse acreditar que a proposta de reforma do ensino médio deve ser aprovada com folga na Câmara na próxima quarta-feira

Mendonça Filho: "encomendamos uma pesquisa com o Ibope que mostrou que 72% da população é a favor da reforma" (Valter Campanato/Agência Brasil)

Mendonça Filho: "encomendamos uma pesquisa com o Ibope que mostrou que 72% da população é a favor da reforma" (Valter Campanato/Agência Brasil)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 2 de dezembro de 2016 às 11h03.

São Paulo - O ministro da Educação, Mendonça Filho, disse na manhã desta sexta-feira, 2, que acredita que a proposta de reforma do ensino médio, aprovada em comissão mista do Congresso nesta semana, deverá ser aprovada "com folga" no plenário da Câmara, em votação esperada por ele para quarta-feira da semana que vem, dia 7.

"Essa maioria reflete uma demanda de parte significativa de parte da sociedade. Nós encomendamos uma pesquisa com o Ibope que mostrou que 72% da população é a favor da reforma", afirmou o ministro, de passagem por São Paulo para participar de ações em escolas públicas para dar início a nova campanha de combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya.

O parecer do senador Pedro Chaves (PSC-GO) sobre a reforma do ensino médio foi aprovado pela comissão mista formada por deputados e senadores que analisaram a matéria. O texto foi validado com placar de 16 a 5.

O parecer, que altera a medida provisória (MP) original, estabelece que, a cada ano, 60% da carga horária seja destinada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e 40% aos itinerários formativos.

Na avaliação do ministro, a polêmica que se criou no período em que a proposta foi anunciada perdeu força. "A reforma começou a ser assimilada, começamos a desmistificar coisas que haviam sido propagadas em cima de fatos não verídicos", afirmou.

Acompanhe tudo sobre:EducaçãoMEC – Ministério da EducaçãoEnsino médio

Mais de Brasil

Brasil pode convencer outros países pelo exemplo ambiental, diz ministra da Ciência

CNH sem autoescola vai sair neste mês, diz ministro dos Transportes

PL Antifacção: Derrite muda parecer e governo tenta evitar derrota

Ministro das Cidades quer dinheiro de Brics e UE em fundo para municípios