Brasil

Relator do mensalão condena Dirceu por corrupção ativa

Joaquim Barbosa votou nesta quarta-feira pela condenação do ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu pelo crime de corrupção ativa


	Os ministros do Supremo Tribunal Federal: o ex-chefe da Casa Civil, que deixou o ministério atingido pelas denúncias
 (José Cruz/Agência Brasil)

Os ministros do Supremo Tribunal Federal: o ex-chefe da Casa Civil, que deixou o ministério atingido pelas denúncias (José Cruz/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de outubro de 2012 às 21h13.

Brasília - O relator da ação penal do chamado mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, votou nesta quarta-feira pela condenação do ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu pelo crime de corrupção ativa.

Dirceu, apontado pelo Ministério Público Federal como "chefe da quadrilha" responsável pelo suposto esquema, é acusado de negociar acordos de compra de apoio parlamentar para o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O ex-chefe da Casa Civil, que deixou o ministério atingido pelas denúncias, também teve seu mandato de deputado federal cassado por conta do escândalo.

Denunciado em 2005, o chamado mensalão foi um suposto esquema de desvio de dinheiro público para a compra de apoio parlamentar ao governo, que se tornou a pior crise política dos oito anos de governo Lula.

Acompanhe tudo sobre:PolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilCorrupçãoEscândalosFraudesSupremo Tribunal Federal (STF)MensalãoJoaquim BarbosaJosé Dirceu

Mais de Brasil

'As únicas vítimas foram os policiais', diz Castro sobre megaoperação

'Governador deveria nos ajudar', diz Haddad sobre combate ao crime

Após megaoperação, moradores levam corpos para praça no Rio

Entenda a crise do Rio de Janeiro em quatro pontos