Brasil

Renan diz que espera votar autonomia do BC ainda neste ano

Presidente do Senado prometeu votação ainda neste ano na casa e declarou apoio à independência da autoridade monetária


	Renan Calheiros: "Brasil já está maduro para esse debate e não devemos contaminá-lo ideologicamente", disse sobre a independência do Banco Central
 (José Cruz/ABr)

Renan Calheiros: "Brasil já está maduro para esse debate e não devemos contaminá-lo ideologicamente", disse sobre a independência do Banco Central (José Cruz/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de outubro de 2013 às 15h22.

Brasília - O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse nesta sexta-feira que pretende colocar em votação ainda neste ano o projeto que dá autonomia ao Banco Central e declarou apoio à independência da autoridade monetária.

"Na minha avaliação, o Brasil já está maduro para esse debate e não devemos contaminá-lo ideologicamente. A discussão com relação à independência do Banco Central é uma discussão técnica, e somente técnica", disse Renan em discurso na tribuna do Senado.

"A principal função de qualquer banco central é zelar pela defesa do mais importante patrimônio de uma economia: sua moeda. No momento em que o Banco Central possa, por ausência de autonomia, ser pressionado, corre o sério risco de perder respeito e credibilidade dos agentes econômicos", defendeu.

Sob o projeto do senador Francisco Dornelles (PP-RJ), que tem o apoio de Renan, o presidente e os diretores do BC teriam mandato de seis anos com a possibilidade de uma recondução.

O projeto tramita na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado e ainda precisa passar no plenário da Casa antes de ser encaminhado à Câmara dos Deputados.

Acompanhe tudo sobre:PolíticosPolíticos brasileirosPolítica no BrasilMercado financeiroRenan CalheirosSenadoBanco Central

Mais de Brasil

Hugo Motta pauta projeto que endurece punição contra aliciamento de menores online

Reforma administrativa prevê fim das férias de 60 dias para servidores públicos

Brasil contesta investigação dos EUA e reforça defesa do Pix, agro e combate ao desmatamento

Adultização: o que diz o PL sobre proteção de crianças nas redes e quais são as principais mudanças