Brasil

Renan diz ser contrário a corte no Bolsa Família

"Eu sempre defendi a necessidade de qualificarmos o ajuste para não chegarmos a esse nível de raciocínio", disse Renan, na chegada a seu gabinete no Senado


	Presidente do Senado Federal: "Eu sempre defendi a necessidade de qualificarmos o ajuste para não chegarmos a esse nível de raciocínio", disse Renan
 (Edilson Rodrigues/Agência Senado/Fotos Públicas)

Presidente do Senado Federal: "Eu sempre defendi a necessidade de qualificarmos o ajuste para não chegarmos a esse nível de raciocínio", disse Renan (Edilson Rodrigues/Agência Senado/Fotos Públicas)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de outubro de 2015 às 16h57.

Brasília - O presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), disse nesta quarta-feira, 21, ser contra o corte de R$ 10 bilhões no Bolsa Família, conforme defendido pelo relator do Orçamento de 2016, deputado Ricardo Barros (PP-PR).

Questionado se o programa tem de ser preservado dos cortes, Renan disse que o ajuste é importante para equilibrar as contas públicas, mas não se pode permitir que ele cobre a conta de quem "efetivamente não pode pagá-la".

"Eu sempre defendi a necessidade de qualificarmos o ajuste para não chegarmos a esse nível de raciocínio", disse Renan, na chegada a seu gabinete no Senado.

Segundo Renan, o corte no principal programa de transferência de renda - que tem R$ 28,8 bilhões previstos originalmente para o próximo ano - é uma "inversão" que o Poder Legislativo não pode permitir.

"O Congresso tem muita responsabilidade com isso. Mais do que nunca é preciso ter bom senso, responsabilidade, o País precisa retomar o crescimento. A única maneira de aumentar a receita é a retomada do crescimento econômico. O Congresso tem colaborado de todas as maneiras para que faça a sua parte com relação a esse objetivo", disse.

Há duas semanas, o Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, havia revelado que, sem contar com receitas novas da CPMF para 2016, Ricardo Barros iria passar a tesoura "sem dó" nos programas sociais, como o Bolsa Família.

Acompanhe tudo sobre:Bolsa famíliaPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosRenan Calheiros

Mais de Brasil

'Ônibus elétrico custa uma fábula e não deveria pegar trânsito', diz representante das empresas

PGR defende que Collor vá para prisão domiciliar

Dino suspende pagamento de emendas parlamentares de saúde sem conta bancária específica

Oposição formaliza pedido de CPI do INSS com 184 assinaturas e aumenta pressão pela saída de Lupi