Brasil

Renan parabeniza STF por decisão sobre nº de deputados

Senador elogiou o STF por ter declarado inconstitucional uma resolução editada pelo TSE


	Presidente do Senado, Renan Calheiros
 (Jane de Araújo/Agência Senado)

Presidente do Senado, Renan Calheiros (Jane de Araújo/Agência Senado)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de junho de 2014 às 22h00.

Brasília - O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), divulgou nesta quarta-feira, 18, nota em que cumprimenta o Supremo Tribunal Federal por ter declarado inconstitucional uma resolução editada pelo Tribunal Superior Eleitoral que ordenava a divisão das cadeiras da Câmara dos Deputados nas eleições de outubro.

Para Renan, o Supremo, "em julgamento histórico, reafirmou a supremacia do princípio republicano da divisão de Poderes, reconhecendo a inconstitucionalidade da resolução do Tribunal Superior Eleitoral, editada com invasão da competência do Poder Legislativo de estabelecer o número de integrantes das bancadas federais por meio de lei complementar".

"O presidente do Senado declarou que a decisão prestigia a Constituição Federal, mostrando que o papel do Supremo Tribunal Federal é insubstituível no contínuo aperfeiçoamento do processo democrático", afirmou.

"No ano passado, o Supremo Tribunal Federal concedeu liminar proibindo interferência do Poder Judiciário no processo legislativo, em clara manifestação em prol da legitimidade do Poder Legislativo de exercer livremente a sua competência", lembrou, ao finalizar a nota.

Acompanhe tudo sobre:PolíticosPolíticos brasileirosPolítica no BrasilPolíticaRenan CalheirosSenadoSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Câmara aprova projeto de lei que dificulta aborto legal em crianças

Após megaoperação, Moraes abre inquérito sobre crime organizado no Rio

PEC que flexibiliza privatização da Copasa é aprovada na Assembleia de Minas

Câmara aprova urgência de projeto que dificulta aborto legal em crianças