Brasil

Reservas do Sistema Cantareira caem para 18,8%

Segundo especialista, o sistema opera dentro de um índice de reserva crítico


	Estação de tratamento de esgoto Sabesp: o volume de chuvas acumulado em fevereiro no sistema é de 2,1 mm, sendo que a média histórica para todo o mês é de 202,6 mm
 (Divulgação)

Estação de tratamento de esgoto Sabesp: o volume de chuvas acumulado em fevereiro no sistema é de 2,1 mm, sendo que a média histórica para todo o mês é de 202,6 mm (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de fevereiro de 2014 às 10h36.

São Paulo - O nível de reservas de água do Sistema Cantareira está abaixo dos 19%. A Sabesp atualizou novamente nesta quinta-feira, 13, a página em que disponibiliza informações diárias sobre o índice de armazenamento dos sistemas que abastecem a região metropolitana de São Paulo e o Sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento de quase metade da Grande São Paulo, atingiu 18,8% da capacidade, pior nível da história.

Segundo o professor de Engenharia Ambiental da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Manuel Enrique Guandique, o nível teórico para o limite de captação do sistema varia entre 5% e 20%, o que significa dizer que o sistema já opera dentro de um índice de reserva crítico. "Se continuarmos nesse período atípico de pouca chuva, esse nível não irá suportar o abastecimento", afirmou.

Ainda segundo os dados da Sabesp, não choveu de ontem, 12, para hoje na região do Sistema Cantareira. O volume de chuvas acumulado em fevereiro no sistema é de 2,1 milímetros (mm), sendo que a média histórica para todo o mês é de 202,6 mm.

A Sabesp já anunciou contrato com empresa para tentar induzir chuvas na região na valor de R$ 4,5 milhões.

De acordo com o Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) da Unesp, entre sexta-feira, 14, e sábado, 15, uma frente fria pode aumentar a probabilidade de ocorrências de chuvas no Estado de São Paulo. A Sabesp aposta numa retomada das chuvas a partir do 15 para evitar um possível racionamento na Grande São Paulo.

Acompanhe tudo sobre:Águacidades-brasileirasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasMetrópoles globaisSabespSaneamentoSão Paulo capitalServiços

Mais de Brasil

Brasil pode ser líder em aço verde se transformar indústria com descarbonização, dizem pesquisadores

Cassinos físicos devem ser aprovados até 2026 e temos tecnologia pronta, diz CEO da Pay4fun

Com aval de Bolsonaro, eleição em 2026 entre Lula e Tarcísio seria espetacular, diz Maia

Após ordem de Moraes, Anatel informa que operadoras bloquearam acesso ao Rumble no Brasil