Brasil

Rio+20 deve promover papel da mulher na sustentabilidade

A ex-presidente chilena Michelle Bachelet pediu aos líderes mundiais que reconheçam o papel da mulher para tornar realidade o desenvolvimento sustentável

"A mulher é uma peça-chave para o desenvolvimento sustentável", disse Bachelet (Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)

"A mulher é uma peça-chave para o desenvolvimento sustentável", disse Bachelet (Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2012 às 07h33.

Última atualização em 8 de fevereiro de 2017 às 16h53.

Nações Unidas - A diretora-executiva da ONU Mulheres, a ex-presidente chilena Michelle Bachelet, quer que os líderes mundiais presentes na Rio+20 reconheçam e promovam o papel da mulher para tornar realidade o desenvolvimento sustentável.

"Queremos gerar a maior quantidade de apoio à igualdade de gênero e à capacitação da mulher, porque a mulher é uma peça-chave para o desenvolvimento sustentável", disse Bachelet durante uma entrevista à Agência Efe antes de empreender nesta quarta-feira uma visita oficial ao Equador.

Bachelet, que viajará ao Brasil na próxima semana, liderará os esforços da ONU Mulheres na chamada Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que acontecerá no Rio de Janeiro de 20 a 22 de junho, para que se reconheça "o papel vital da mulher" na busca por um futuro melhor para o planeta.

"Se conseguirmos avançar mais rapidamente em questões da igualdade de gênero, também vamos avançar mais rapidamente no desenvolvimento sustentável", ressaltou a responsável da ONU Mulheres.

A ideia de Bachelet é lançar uma chamada aos Governos do mundo, ao setor privado e à sociedade civil para que "deem prioridade à igualdade de gênero e à capacitação da mulher na agenda do desenvolvimento sustentável", mas também para que "acelerem o início de seus compromissos".

A diretora da ONU Mulheres quer o envolvimento da mulher em assuntos tão vitais para o desenvolvimento sustentável como o uso de energias renováveis e novas técnicas de pesca e coleta, porque, "primeiro de tudo, facilitaria sua vida, e, depois, porque teria um impacto muito propício sobre o planeta com esse tipo de decisões".

Para a cúpula da Rio+20, Bachelet previu celebrar um encontro com as mulheres chefes de Estado e de Governo presentes para lançar "uma chamada" que impulsione o papel da mulher em todos os âmbitos.

Acompanhe tudo sobre:MulheresSustentabilidadeDesenvolvimento econômicoRio+20

Mais de Brasil

Bolsonaro tem crise de soluço e passa por atendimento médico na prisão da PF

Senado vai votar PL Antifacção na próxima semana, diz Davi Alcolumbre

Entrega de 1ª escola de PPP de SP deve ser antecipada para início de 2026

Após prisão, PL suspende salários e atividades partidárias de Bolsonaro