Brasil

Rio Grande do Sul confirma primeiro caso de ômicron no estado

O primeiro caso no estado é de uma mulher, moradora de Santa Cruz do Sul, que voltou de viagem da África do Sul na última semana

 (Erlon Silva - TRI Digital/Getty Images)

(Erlon Silva - TRI Digital/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 3 de dezembro de 2021 às 18h56.

Última atualização em 3 de dezembro de 2021 às 19h16.

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul confirmou, nesta sexta-feira, a primeira pessoa infectada com a variante ômicron do coronavírus no estado, informou a Secretaria de Saúde do RS, o que eleva o total de casos da cepa no Brasil para seis.

O primeiro caso no estado é de uma mulher, moradora de Santa Cruz do Sul, que voltou de viagem da África do Sul na última semana. Já vacinada com duas doses contra a covid-19, ela apresentou febre.

Desenvolva as habilidades mentais mais valorizadas nas entrevistas de emprego. Clique aqui e descubra como.

A paciente encontra-se em isolamento domiciliar e em acompanhamento pela vigilância em saúde do município, e seus contactantes serão testados para a doença, informou a secretaria.

Com essa paciente, o Brasil chega a um total de seis casos identificados com a nova cepa no país — dois no Distrito Federal, três em São Paulo e, agora, um no Rio Grande do Sul.

A ômicron tem gerado temores em todo o mundo de que a grande quantidade de mutações na proteína spike do coronavírus, usada pelo vírus para infectar as células, possa significar que a variante escape da imunidade induzida por vacinas.

Alguns fabricantes de imunizantes, no entanto, afirmam que, embora seja possível que as vacinas existentes sejam menos eficazes contra a ômicron, é provável que protejam os infectados pela nova variante contra quadros graves da covid-19.

Especialistas sul-africanos afirmaram, até o momento, que os casos de covid-19 provocados pela ômicron foram amenos. Cientistas no geral alertam, ao mesmo tempo, que há muitas incertezas em torno da nova variante e são necessários estudos para responder a questões como a eficácia da vacina.

Acompanhe tudo sobre:África do SulCoronavírusPandemiaRio Grande do SulSaúde no Brasilvacina contra coronavírus

Mais de Brasil

Brasil pode ser líder em aço verde se transformar indústria com descarbonização, dizem pesquisadores

Cassinos físicos devem ser aprovados até 2026 e temos tecnologia pronta, diz CEO da Pay4fun

Com aval de Bolsonaro, eleição em 2026 entre Lula e Tarcísio seria espetacular, diz Maia

Após ordem de Moraes, Anatel informa que operadoras bloquearam acesso ao Rumble no Brasil