Brasil

Rio registra 40,6ºC hoje, o dia mais quente da primavera

As temperaturas foram elevadas hoje devido à formação de um sistema de alta pressão simultaneamente a uma massa de ar quente e seco

Rio: a umidade relativa do ar chegou a menos de 30% em alguns pontos da cidade (Matthew Stockman/Getty Images)

Rio: a umidade relativa do ar chegou a menos de 30% em alguns pontos da cidade (Matthew Stockman/Getty Images)

AB

Agência Brasil

Publicado em 16 de novembro de 2017 às 19h35.

O Rio de Janeiro marcou hoje (16) a temperatura mais quente da primavera, com os termômetros assinalando 40,6° graus Celsius (ºC) em Santa Cruz, na zona oeste do Rio.

De acordo com a meteorologista Juliana Hermsdorff, do Centro de Operações Rio, as temperaturas foram elevadas hoje no Rio, devido à formação de um sistema de alta pressão simultaneamente a uma massa de ar quente e seco.

A meteorologista disse ainda que a umidade relativa do ar chegou a menos de 30% em alguns pontos da cidade, o que obrigou o carioca a beber mais água e se hidratar bastante, devido à sensação térmica, que chegou a mais de 50 ºC.

De acordo com a meteorologista, esse componente com baixa umidade relativa do ar não favorece a chegada de chuvas para as próximas horas, e o tempo quente deve permanecer amanhã (17), com a máxima podendo ser superior à de hoje, com os termômetros chegando aos 41 °C.

Para o final de semana, entretanto, o tempo pode mudar. No sábado (18), o dia ainda será de tempo quente, com a máxima podendo chegar aos 39°C, mas, no final da noite, chega uma frente fria, precedida de ventos fortes com rajadas. Poderá ter chuva moderada à ocasionalmente forte, mas bem rápida.

De acordo com o Sistema Alerta Rio, a frente fria provocará, no domingo (19), uma queda brusca na temperatura, com a máxima ficando em torno dos 27 ºC.

Na segunda-feira (20), feriado no estado do Rio, data em que se comemora o Dia da Consciência Negra, será de chuva, com a máxima ficando em torno dos 24 ºC.

Acompanhe tudo sobre:CalorRio de JaneiroClimaEstados brasileiros

Mais de Brasil

Pela primeira vez em 20 anos, número de fumantes cresce no Brasil

Onze das 17 vítimas de acidente com ônibus em Pernambuco são identificadas

Acidente em Pernambuco: com 17 mortos, ônibus levava mais passageiros que permitido

Ônibus que capotou em Pernambuco levava mais passageiros do que o informado