Agência de notícias
Publicado em 4 de agosto de 2025 às 10h50.
Última atualização em 4 de agosto de 2025 às 10h59.
Desde o último sábado, dia 2, o Jaé é o único cartão aceito nos modais municipais do Rio: ônibus, BRT, VLT, vans e "cabritinhos". O Riocard continua válido para uma quantidade reduzida de transportes. E o que fazer com o saldo para quem vai abandonar o antigo cartão de vez, ou que tem um valor muito alto acumulado? É possível pedir reembolso do saldo disponível no bilhete.
Na prática, os únicos passageiros que seguirão usando o Riocard nos meios municipais são aqueles beneficiários do Bilhete Único Intermunicipal. Os demais usuários deverão usar o Jaé. Não é possível, no entanto, transferir o saldo de um sistema para o outro e, por isso, aquele usuário do Riocard que quiser reaver o valor disponível em seu cartão, precisa fazer esse requerimento à operadora. Saiba como:
Sim. É possível fazer o pedido pela internet, através de uma videochamada, realizada pelo site teleatendimentolojas.riocardmais.com.br/cliente.
No endereço da web, é preciso clicar no botão "Clique aqui para iniciar", momento em que o usuário será informado sobre sua posição na fila virtual e a previsão de quanto tempo deve demorar para ser atendido.
Outra opção é ir presencialmente até uma loja da Riocard. Na capital, elas estão instaladas nos seguintes endereços:
No caso dos cartões Expresso (cor de rosa), é possível pedir reembolso, desde que o bilhete esteja vinculado ao usuário.
Já no caso do vale-transporte, o usuário precisa apresentar uma declaração da sua empresa, autorizando que a devolução do valor seja realizada. Durante o atendimento, usuários do vale-transporte precisam ainda preencher uma declaração para devolver o cartão por comodato, pré-requisito, nesse caso, para o saldo ser devolvido. Inicialmente, o cartão expresso do Riocard não é vinculado ao usuário.
Para fazer isso, é possível clicar em "meus cartões" e "adicionar cartão" no aplicativo. Outra opção é acessar riocardmais.com.br/para_voce. Faça login em sua conta ou cadastre-se — apresentando CPF, data de nascimento, CEP e telefone. Em seguida, clique em "Cartões" e "cadastrar cartões": digite o número do cartão e o número do chip, disponíveis no verso do bilhete. Além disso, será necessário informar o número do seu CPF.
Já no caso dos cartões digitais, gerados no aplicativo, todos já são vinculados ao CPF do usuário.
Desde o dia 2 de agosto, os passageiros precisam ficar atentos ao embarque nos modais municipais, que passam a aceitar apenas o Jaé (que pode ser usado na versão física, com o cartão, e digital, direto no aplicativo).