Brasil

Sabesp pode mudar metas de redução de consumo para desconto

Companhia pretende ampliar o programa de incentivo à redução de água, oferecendo novas faixas de descontos ao consumidores


	Terra ressecada é vista no reservatório de Jaguari, administrado pela Sabesp
 (Paulo Fridman/Bloomberg)

Terra ressecada é vista no reservatório de Jaguari, administrado pela Sabesp (Paulo Fridman/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de outubro de 2014 às 20h24.

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) pretende ampliar o programa de incentivo à redução de água, oferecendo novas faixas de descontos ao consumidores, diante do agravamento da baixa disponibilidade de água.

A companhia quer instalar duas novas faixas de desconto, uma de 10 por cento para redução do consumo entre 10 e 15 por cento, e outra de 20 por cento, para quem diminuir o uso de água entre 15 e 20 por cento.

"A criticidade e o agravamento da baixa disponibilidade de água" e a necessidade de ajustar a demanda à oferta para favorecer a recomposição dos reservatórios em um menor espaço de tempo motivaram a ampliação dos descontos, disse a empresa em fato relevante nesta terça-feira.

A companhia também afirmou ser necessária ampliar a adesão da população ao programa e manter motivados aqueles que reduziram o consumo, mas não atingiram a meta.

O Conselho da Sabesp aprovou submeter à Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) a proposta para as alterações, que entrarão em vigor após deliberação do órgão.

O Estado de São Paulo enfrenta em 2014 a pior crise hídrica dos últimos 80 anos. Temperaturas mais altas que a média do início do ano aliadas a chuvas fracas do período não recuperaram as represas para o período do inverno, quando a pluviosidade normalmente é significativamente menor.

A Sabesp, controlada pelo governo do Estado de São Paulo, tem optado por mecanismos como captação de água de outros sistemas, descontos na conta de consumidores que economizam água e investimentos em campanhas de conscientização.

Na semana passada, o governador paulista, Geraldo Alckmin, disse que propôs à Sabesp ampliação do programa de desconto nas contas dos consumidores que economizarem água, sem detalhar seu funcionamento.

O programa será mantido para os municípios atendidos pela companhia situados na Região Metropolitana de São Paulo e para os municípios operados pela Sabesp que fazem parte das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jaguari, localizados na área de influência do Sistema Cantareira, acrescentou a Sabesp.

A média sobre a qual se verificará a redução do consumo de água continuará sendo a dos meses de fevereiro de 2013 a janeiro de 2014.

Acompanhe tudo sobre:ÁguaEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasSabespSaneamentoSecasServiçosTarifas

Mais de Brasil

Governo Lula entra com ação no STF contra derrubada do aumento do IOF

PF assume fiscalização de CACs com promessa do governo por controle maior no registro de armas

Pedágios nas rodovias de SP ficam mais caros a partir desta terça; confira tabelas com novos valores

Moraes diz que não admite 'tumulto processual' e nega pedido de Bolsonaro sobre suposta conta de Cid