Brasil

São Paulo começa a "beber" do volume morto do Alto Tietê

De ontem para hoje, segundo informações da concessionária, o sistema caiu de 4,2 para 4,1%. Captação de volume morto começa neste domingo.


	Sabesp obteve autorização para captar mais 39,46 milhões de metros cúbicos da represa Ponte Nova
 (Divulgação/Sabesp)

Sabesp obteve autorização para captar mais 39,46 milhões de metros cúbicos da represa Ponte Nova (Divulgação/Sabesp)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 14 de dezembro de 2014 às 10h58.

São Paulo - O sistema Alto Tietê, segunda maior fonte de abastecimento de água da Grande São Paulo, segue os passos do Cantareira. Depois de seu volume útil praticamente esgotar, chegou a vez de captar água da reserva estratégica, o chamado "volume morto".

A Sabesp obteve autorização do DAEE para captar, a partir deste domingo (14), mais 39,46 milhões de metros cúbicos da represa Ponte Nova, o que representa um acréscimo de mais 6,6% ao volume do Sistema Alto Tietê.

De ontem para hoje, segundo informações da concessionária, o sistema caiu de 4,2 para 4,1%. Com o volume adicional, hoje está em 10,7%.

Conforme nota da Sabesp, esse acréscimo de volume não necessita de bombeamento, sendo possível a retirada através da descarga normal.

Novo "gerente" da crise

Em meio à crise histórica de abastecimento, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou, na última quinta, a troca no comando da secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos dos Estado.

Quem ocupará o lugar de Mauro Arce será Benedito Braga, que é professor de engenharia civil e ambiental da USP e atual presidente do Conselho Mundial da Água. O especialista vai assumir a pasta, que anda fragilizada, a partir de janeiro do próximo ano.

Desde o início da crise, Braga tem emitido opiniões fortes sobre a gestão da água. Se, de um lado, se mostra contrário ao racionamento, de outro, defende penalidades para aqueles que desperdiçam o recurso.

Acompanhe tudo sobre:Águacidades-brasileirasMeio ambienteMetrópoles globaisSão Paulo capital

Mais de Brasil

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU