Brasil

São Paulo e Minas podem ter chuvas intensas; Bahia tem alerta de 'Grande Perigo'; veja previsão hoje

Há risco de alagamentos e deslizamentos em Salvador e arredores; alertas valem também para Centro-Oeste, Norte e Nordeste

Chuvas: Bahia tem alerta vermelho para tempestade (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Chuvas: Bahia tem alerta vermelho para tempestade (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 9 de abril de 2024 às 09h07.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou para chances de chuvas intensas, nesta terça-feira, 9,em todo o estado de São Paulo, e nas regiões ao sul de Minas Gerais e do Rio Janeiro. Além disso, há um alerta vermelho, de 'Grande Perigo', para acumulados de chuvas em Salvador (BA). Partes do Mato Grosso, Pará, Tocantins e Goiás têm alerta de "Perigo" para chuvas intensas.

Veja abaixo o mapa do Inmet com os alertas para esta terça-feira. As manchas amarelas indicam "Perigo Potencial" para chuvas intensas, e as em laranja, "Perigo". A mancha vermelha sobre Salvador aponta para "Grande Perigo" em relação aos acumulados de chuva.

Mapa do INMET mostra alertas do Inmet para esta terça-feira

Mapa do Inmet mostra alertas de chuvas para esta terça-feira, 9 (INMET/Reprodução)

O alerta vermelho na Bahia indica chuva superior acima de 100 mm/dia. Há grande risco de alagamentos e transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas. Veja abaixo a área de atuação do aviso do Inmet:

Alerta vermelho mostra área de atuação de acumulado de Chuva na Bahia

Alerta vermelho mostra área de atuação de acumulado de Chuva na Bahia

Na capital baiana, o dia deverá ser "encoberto com chuva", segundo a previsão do Inmet, com rajadas moderadas. Na quarta-feira, a previsão é que as chuvas sejam mais intensas, com pancadas e trovoadas.

Sobre São Paulo, sul de Minas Gerais e sul do Rio de Janeiro, atua, por sua vez, um alerta amarelo do Inmet, que indica "Perigo Potencial" de chuvas intensas. De acordo com o órgão, a chuva deve ficar entre 20 e 30 mm/h, com ventos intensos de até 60 km/h. O risco de ocorrências como corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos é baixo. Esse alerta também se estende sobre áreas do Norte, Centro-Oeste e Nordeste.

No Rio de Janeiro, a terça-feira deverá ser de chuvas isoladas ao longo de todo o dia, e as temperaturas devem ficar entre 22°C e 34°C. Em Belo Horizonte (MG), o dia deverá ser sem chuvas, apesar do tempo com muitas nuvens no céu. A temperatura mínima na capital mineira será de 16°C, enquanto a máxima pode atingir 30°C.

Em São Paulo, a previsão aponta chuvas isoladas e pancadas, o que deverá seguir ocorrendo também nos outros dias da semana. Os termômetros devem ficar, nesta terça-feira, entre 20°C e 27°C, segundo o Inmet. Em Vitória (ES), apesar dos dias nublados, com muitas nuvens, não há previsão de chuva para a semana. Nesta terça-feira, os termômetros devem marcar entre 24°C e 32°C.

Acompanhe tudo sobre:ChuvasBahiaRio de JaneiroMinas GeraisSão Paulo capital

Mais de Brasil

Após ordem de Moraes, Anatel informa que operadoras bloquearam acesso ao Rumble no Brasil

Justiça Eleitoral condena Marçal por abuso de poder e o declara inelegível

Alexandre de Moraes determina suspensão do Rumble no Brasil

ViaMobilidade investirá R$ 1 bilhão nas linhas 8 e 9 para reduzir intervalos e reformar estações