Brasil

São Paulo pode ter estratégia contra pólio

A Secretaria Municipal da Saúde de Campinas deverá se reunir com o Estado para verificar a necessidade de estratégias adicionais de prevenção


	Criança recebe vacina contra poliomielite, também conhecida como paralisia infantil
 (José Cruz/ABr)

Criança recebe vacina contra poliomielite, também conhecida como paralisia infantil (José Cruz/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de junho de 2014 às 11h52.

São Paulo - A Secretaria Municipal da Saúde de Campinas deverá se reunir com o Estado para verificar a necessidade de estratégias adicionais de prevenção da poliomielite após o vírus ter sido encontrado em uma amostra de esgoto do Aeroporto Internacional de Viracopos, em março.

O achado foi divulgado na segunda-feira, 23, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mas não alterou a condição da doença no Brasil, considerada erradicada desde 1989.

Mesmo assim, o Departamento de Vigilância em Saúde de Campinas afirmou que pretende se reunir, "em breve", com a Secretaria Estadual da Saúde para definir a necessidade de medidas adicionais de prevenção.

Para o governo do Estado, não haverão mudanças nas estratégias atualmente adotadas e o encontro servirá apenas para tirar dúvidas do município. "Esse achado não nos causa nenhum tipo de alerta. Primeiro porque foi algo eventual. Segundo porque no Estado de São Paulo, a cobertura da vacina chega a 95%", diz Marcos Boulos, coordenador de controle de doenças da Secretaria Estadual.

Ele disse ainda que a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) realiza a análise do esgoto semanalmente e que os testes feitos após março foram todos negativos.

Embora esteja erradicada em todo o continente americano, a poliomielite ainda preocupa em dez países, todos localizados na África ou Ásia.

A OMS diz que, apesar do alerta nesses locais, o risco do vírus encontrado no Brasil se espalhar internacionalmente "é muito baixo". As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:DoençasEstado de São PauloPoliomielite

Mais de Brasil

Prejuízos em cidade destruída por tornado no PR passam de R$ 114 milhões

Moraes suspende inquérito sobre remoção de corpos após megaoperação no Rio

PF diz que sofrerá restrições 'significativas' com relatório de Derrite do PL antifacção

Governo do PR coloca presos para reconstruir escolas atingidas por tornado