Brasil

Seleções terão que viajar até 3.650 km durante fase de grupos

Grandes distâncias e decisão de levar os jogos para todo o país farão as equipes viajarem muito durante a Copa de 2014

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de outubro de 2011 às 16h52.

Rio de Janeiro - Algumas seleções terão que viajar cerca de 3.650 quilômetros dentro do Brasil para disputar os três jogos da primeira fase da Copa do Mundo de 2014, segundo a tabela divulgada nesta quinta-feira pela Fifa, em evento ocorrido na sede oficial da entidade, em Zurique.

As enormes distâncias do país e o empenho das autoridades em levar a Copa a todas as regiões do país resultarão em grandes deslocamentos.

O Mundial acontecerá do dia 12 de junho ao dia 13 de julho de 2014 nas cidades de São Paulo (sede da abertura), Rio de Janeiro (que receberá a final), Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife, Fortaleza, Natal, Manaus e Cuiabá.

Um cabeça de chave, o do Grupo E, começará a Copa em Brasília, em 15 de junho, um domingo, depois viajará 1.060 quilômetros rumo a Salvador, onde entrará em campo na sexta-feira seguinte, e concluirá o percurso em Manaus, a 2.605 quilômetros de distância.

Além do tempo de viagem, as delegações enfrentarão mudanças de clima, já que Brasília viverá uma época de umidade baixa, Salvador deverá ter temperaturas agradáveis e Manaus deverá apresentar temperaturas mais altas, além de umidade elevada. Também haverá mudanças de fuso horário, já que as capitais do Amazonas e do Mato Grosso tem nos relógios uma hora a menos que nas outras sedes.

A equipe que ficar como quarta integrante do grupo E percorrerá aproximadamente 3.450 quilômetros, com sete horas de voo no total, para passar de Porto Alegre e Curitiba, com inverno mais rigoroso, a Manaus.

Algumas seleções iniciarão a campanha em uma região, viajarão para outra e voltarão para a primeira. É o caso da cabeça de chave do grupo D, que estreará em Fortaleza, passará por São Paulo e regressará para a Região Nordeste para entrar em campo em Natal.

A seleção brasileira é a única que sabe seu percurso, ao ter sido colocada como cabeça de chave do grupo A. A equipe anfitriã também não ficará livre das longas viagens, já que iniciará a campanha em São Paulo, passará por Brasília e encerrará a caminhada na primeira fase em Fortaleza. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCopa do MundoDados de BrasilEsportesFutebol

Mais de Brasil

Gleisi volta ao governo 11 anos após ter comandado Casa Civil de Dilma; veja perfil

Vem para somar, diz Lula sobre indicação de Gleisi para ministra da articulação política

Lula escolhe Gleisi Hoffmann para articulação política na Secretaria de Relações Institucionais

Vai viajar no Carnaval? Veja os melhores horários para pegar a estrada em SP