Brasil

Nível do Cantareira e de outros reservatórios voltam a cair

Outros dois reservatórios também apresentaram queda no volume de água neste domingo


	O atual cálculo da capacidade do Cantareira, feito pela Sabesp, já considera as duas cotas do volume morto
 (Divulgação/Sabesp)

O atual cálculo da capacidade do Cantareira, feito pela Sabesp, já considera as duas cotas do volume morto (Divulgação/Sabesp)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de dezembro de 2014 às 09h12.

São Paulo - O nível do Sistema Cantareira voltou a cair na manhã deste domingo, 28, após subir por três dias consecutivos e ter mantido estabilidade ontem, conforme informações da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Sem chuvas na capital desde sexta-feira, o volume armazenado recuou de 7,4% para 7,3%. Há um ano, o índice estava em 27,7%.

O atual cálculo da capacidade do Cantareira, feito pela Sabesp, já considera as duas cotas do volume morto, acrescentadas em maio e outubro. De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), a previsão para este domingo no Nordeste de São Paulo é de sol e poucas nuvens. Já no Sul e Sudoeste do Estado, está prevista variação de nuvens e pancadas de chuva pela tarde.

Outros dois reservatórios também apresentaram queda no volume de água neste domingo. A mais acentuada foi no sistema Rio Grande, cujo indicador passou de 71,5% ontem para 71,3% hoje. O manancial Alto Cotia teve retração de 0,1 ponto porcentual, para 31,6%.

Na contramão, o maior sistema, o Guarapiranga, que atende 4,9 milhões de pessoas, seguiu aumentando o volume de água armazenado, que passou de 40,5% para 40,8%. Há um ano, o índice estava em 70,1%. Também foi vista elevação no sistema Rio Claro, de 33,3% para 33,4%.

O nível de armazenamento do Alto Tietê, já considerando os 39,4 bilhões de litros do volume morto, acrescentados há quase duas semanas, interrompeu uma alta de cinco dias consecutivos e permaneceu estável em 12,1%. O reservatório abastece 4,5 milhões de habitantes.

Acompanhe tudo sobre:Águacidades-brasileirasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasMetrópoles globaisSabespSaneamentoSão Paulo capitalSecasServiços

Mais de Brasil

Brasil pode ser líder em aço verde se transformar indústria com descarbonização, dizem pesquisadores

Cassinos físicos devem ser aprovados até 2026 e temos tecnologia pronta, diz CEO da Pay4fun

Com aval de Bolsonaro, eleição em 2026 entre Lula e Tarcísio seria espetacular, diz Maia

Após ordem de Moraes, Anatel informa que operadoras bloquearam acesso ao Rumble no Brasil