Brasil

Sem nanicos, Dilma tem 41% e Aécio, 22%, diz Datafolha

Já Eduardo Campos aparece em terceiro, com 14% das intenções de voto nesse cenário


	Dilma: em fevereiro, a presidente aparecia com 47%, contra 17% do tucano e 12% do ex-governador de Pernambuco
 (Francois Lenoir/Reuters)

Dilma: em fevereiro, a presidente aparecia com 47%, contra 17% do tucano e 12% do ex-governador de Pernambuco (Francois Lenoir/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de maio de 2014 às 11h17.

São Paulo - No cenário de primeiro turno que desconsidera os candidatos nanicos, a presidente Dilma Rousseff aparece com 41% das intenções de voto, contra 22% de Aécio Neves (PSDB) e 14% de Eduardo Campos (PSB), aponta levantamento divulgado hoje pelo Datafolha. Neste cenário, 16% disseram que votariam em branco ou anulariam o voto e 7% não souberam responder.

Também considerado este cenário, a diferença da presidente ante seus prováveis principais adversários em outubro caiu. Há um mês, levantamento do mesmo instituto mostrava Dilma com 43%, Aécio com 18% e Campos com os mesmos 14%.

Em fevereiro, Dilma aparecia com 47%, contra 17% do tucano e 12% do ex-governador de Pernambuco.

No cenário com o ex-presidente Lula no lugar de Dilma, o PT aparece com uma preferência maior do eleitorado e com uma perda mais discreta para os adversários.

Lula aparece na pesquisa divulgada hoje com 52% das intenções de voto, Aécio com 19% e Campos com 11%, 12% votariam nulo ou em branco e 6% dos entrevistados não souberam responder.

Um mês atrás, o levantamento com o mesmo cenário, mostrava Lula com os mesmos 52%, ante 16% de Aécio e 11% de Campos e, em fevereiro, Lula tinha 54% contra 15% de Aécio e 9% de Campos.

Conhecimento dos candidatos

O grau de conhecimento dos principais candidatos da oposição cresceu, mas dentro da margem de erro. Segundo a pesquisa, 42% dos entrevistados disseram conhecer "muito bem" ou "um pouco" Aécio. No levantamento de abril, o grau de conhecimento do tucano era de 40%.

Eduardo Campos aparece na pesquisa de hoje com 25% de conhecimento do eleitorado, quando há um mês era conhecido por 24%. Já a presidente Dilma segue com os mesmos 87% de eleitores que dizem conhecê-la.

A pesquisa Datafolha foi feita entre os dias 7 e 8 de maio com 2.844 pessoas em 174 municípios. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais. O levantamento foi registrado junto ao Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-00104/2014.

Acompanhe tudo sobre:aecio-nevesDilma RousseffEleiçõesEleições 2014PersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU