Brasil

Senado eleva limite de desconto em folha para consignado

O Senado aprovou a medida provisória 681, que eleva de 30 para 35 % o limite do desconto em folha de pagamento para o pagamento de crédito consignado


	Plenário do Senado durante sessão
 (Jonas Pereira/ Agência Senado)

Plenário do Senado durante sessão (Jonas Pereira/ Agência Senado)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de setembro de 2015 às 21h17.

O Senado aprovou nesta terça-feira a medida provisória 681, que eleva de 30 para 35 por cento o limite do desconto em folha de pagamento para o pagamento de crédito consignado, sendo que os 5 pontos percentuais adicionais só poderão ser usados no pagamento das dívidas feitas no cartão de crédito.

A proposta, que já havia sido aprovada na Câmara dos Deputados, vai agora à sanção da presidente Dilma Rousseff, informou a Agência Senado.

"A mudança é positiva, pois o crédito consignado é um dos mais baratos", disse o relator da proposta, senador Valdir Raupp (PMDB-RO), segundo a agência.

Em maio, Dilma havia vetado uma proposta que elevava para 40 por cento o limite de desconto em folha para o crédito consignado, argumentando que a elevação poderia comprometer a renda das famílias, além de aumentar a inadimplência. O governo entende que a elevação para 35 por cento, como consta na MP 681, agora aprovada, é mais razoável.

Acompanhe tudo sobre:CréditoCrédito consignadoPolítica no BrasilSenado

Mais de Brasil

Tuta, integrante do PCC, é levado para presídio de segurança máxima

Reforma do Código Civil pode deixar cônjuge sem direito à herança

Convite à COP30 e presente inusitado ao papa Leão XIV marcam participação do governo no Vaticano

Não há previsão de crise hídrica grave em SP, mas cautela é essencial, diz presidente da SP Águas