Brasil

Serasa: inadimplência sobe pelo 7º mês seguido

Inadimplência do consumidor cresceu 3,5% em novembro, na comparação com outubro; essa é a maior elevação entre os mesmos meses desde 2005

Esta foi a sétima alta mensal consecutiva da inadimplência medida pela Serasa Experian (Roberto Setton/EXAME)

Esta foi a sétima alta mensal consecutiva da inadimplência medida pela Serasa Experian (Roberto Setton/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de dezembro de 2010 às 10h09.

São Paulo - A inadimplência do consumidor cresceu 3,5% em novembro, na comparação com outubro, o que representa a maior elevação entre os mesmos meses desde 2005.

Esta foi a sétima alta mensal consecutiva, de acordo com indicador divulgado hoje pela Serasa Experian, empresa especializada em análise de crédito.

Na comparação com novembro de 2009, a inadimplência do consumidor subiu 23,2%, a maior alta entre os meses de novembro desde 2001. No acumulado de janeiro a novembro de 2010, ante o mesmo período de 2009, o indicador apresentou crescimento de 5%.

No encerramento de 2010, de acordo com a Serasa Experian, o índice de inadimplência deve ficar próximo do verificado em 2009 quando houve expansão de 5,9%.

Segundo o Serasa Experian, a inadimplência se agravou em novembro. Desde junho de 2010, a inadimplência apresentava crescimentos mensais inferiores a 1,9%.

A aceleração registrada em novembro, de acordo com a entidade, é resultado do maior endividamento, do comprometimento da renda do consumidor e do acúmulo de dívidas com as compras nas datas comemorativas do varejo, principalmente no Dia das Crianças.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCréditoCrescimento econômicoDados de BrasilDesenvolvimento econômicoInadimplência

Mais de Brasil

Prefeitura de SP faz projeção de imagens em homenagem ao Papa Francisco

'Minhas mais sinceras desculpas ao presidente Lula', diz deputado ao recusar cargo de ministro

Lula, Bolsonaro, Tarcísio, Michelle e Ciro: Paraná Pesquisas simula cenários das eleições de 2026