Brasil

Simone Tebet faz acenos a Doria: 'Legítimo pré-candidato do PSDB'

Nome do MDB à Presidência, senadora diz que desistência de Moro fortalece centro democrático na disputa contra Lula e Bolsonaro

Eleições 2022: Tebet rechaçou a ideia de uma chapa com Eduardo Leite (Adriano Machado/Reuters)

Eleições 2022: Tebet rechaçou a ideia de uma chapa com Eduardo Leite (Adriano Machado/Reuters)

AO

Agência O Globo

Publicado em 1 de abril de 2022 às 09h51.

Pré-candidata do MDB à Presidência, a senadora Simone Tebet avalia que a atitude do ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) de abrir mão da pré-candidatura ao Palácio do Planalto, na última quinta-feira, fortaleceu o “centro democrático”, que busca uma alternativa única a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). Em entrevista ao GLOBO, a parlamentar fez acenos ao ex-governador paulista João Doria, que afirma ser o “legítimo pré-candidato do PSDB” à corrida presidencial.

Quer saber tudo sobre a corrida eleitoral? Assine a EXAME por menos de R$ 0,37/dia e fique por dentro.

— Moro sai maior do processo e num compromisso de somar esforços. Com certeza o centro democrático se fortalece com essa atitude dele (de desistir da pré-candidatura) — disse a senadora, acrescentando que as conversas da terceira via estão mais avançadas do que nunca. — No final do ano, eram sete candidatos. Agora, temos dois, e num momento antecipado (da disputa presidencial).

Tebet, que desponta como uma das preferidas para encabeçar a chamada “terceira via”, rechaçou a ideia de uma chapa com Eduardo Leite (PSDB), como chegou a ser cogitado por aliados do governador gaúcho na quinta, após desistência de Moro e sinais de que Doria poderia permanecer no comando do Palácio dos Bandeirantes. Segundo ela, a escolha pelo nome de Doria nas prévias tucanas deve ser respeitada.

— Fico impressionada em como estão relativizando o resultado das prévias (do PSDB). Comigo isso não existe. Não tenho preferência (de vice). E, ainda que tivesse, respeito as regras do jogo — declarou a parlamentar. — Hoje, neste momento, enxergo Doria como o legítimo pré-candidato e é com ele que tenho que dialogar.

Com 1% das intenções de voto, segundo a última pesquisa Datafolha, de 24 de março, a senadora do MDB disse que é hora de conversar e
unir forças em torno do “centro democrático”. Questionada sobre quem gostaria na posição de vice, ela afirmou que não vetaria nenhum candidato.

— Acho que a discussão de vice é lá na frente — declarou. — Eu não veto ninguém. Mas o momento, agora, é de colocar o time na rua.

Acompanhe tudo sobre:João Doria JúniorSimone-TebetEleições 2022

Mais de Brasil

Anvisa regulamenta produção em escala de antídoto contra intoxicação por metanol

Governo confirma 113 registros de intoxicação por metanol após ingestão de bebida em seis estados

Reúso e lavagem de garrafas com metanol são foco de investigação da Polícia Civil em SP

Outro surto no passado: 35 pessoas morreram na Bahia por bebida adulterada por metanol em 1999