Brasil

SP espera receber 500 mil turistas até fim da Copa

A cidade recebeu, durante a primeira fase do Mundial, 347 mil turistas, segundo a SPTuris


	Turistas chegam ao Brasil: eles têm manifestado o interesse em retornar 
 (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Turistas chegam ao Brasil: eles têm manifestado o interesse em retornar  (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de julho de 2014 às 14h18.

São Paulo - A cidade de São Paulo recebeu, entre os dias 12 e 30 de junho, durante a primeira fase da Copa do Mundo, 347 mil turistas. A expectativa da São Paulo Turismo (SPTuris) é de que esse número chegue a 500 mil até o fim do mundial. A estimativa inicial era que a cidade recebesse 390 mil turistas para o evento.

O número de estrangeiros recebidos na primeira etapa do mundial mais do dobrou: a estimativa inicial era de 63 mil turistas e a cidade já acolheu, no período, 121 mil estrangeiros.

"Ainda teremos mais um jogo, no dia 9, e ainda temos muita gente que está na cidade, ainda faltam dez dias para o fim do mundial", explicou o secretário municipal para assuntos do turismo e presidente da SPTuris, Wilson Poit. "A permanência nos hotéis também tem aumentado."

Segundo Poit, pesquisas apontam que o turista que está na cidade por conta da Copa do Mundo tem manifestado o interesse em retornar e que isso será um grande legado do mundial para o turismo da metrópole.

"Estamos aproveitando para fazer pesquisas, filmes, coletando muitos depoimentos de gente dizendo o que surpreendeu e dizendo que pretendem voltar. Todos os números que havíamos previstos estão sendo superados", disse.

Perfil e comportamento

Dos turistas que estão na cidade para o Mundial, 65% são homens, sendo que a maior parte tem entre 30 e 39 anos. O meio de transporte que está sendo mais utilizado pelos visitantes é o metrô, quase 40%, seguido por carro, ônibus e trem.

Segundo pesquisa da SPTuris, na primeira fase da Copa, foram postadas 865 mil mensagens relacionadas à Copa nas redes sociais. "Mais de 80% dessas mensagens foram positivas", afirmou o secretário.

Um dos destaques percebidos pelo órgão municipal de turismo foi o aumento de visitas em museus. "Só o Museu do Futebol recebeu 3 mil visitantes em um dia, sendo que a média é receber 56 estrangeiros por semana", afirmou.

O Aeroporto de Guarulhos também teve um acréscimo no seu volume de desembarques internacionais. Entre o dia 10 e 25 de junho, foram 245 desembarques, 18% a mais do que o mesmo período de 2013.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasCopa do MundoEsportesFutebolMetrópoles globaisSão Paulo capitalTurismo

Mais de Brasil

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU

Dilma Rousseff é internada em Xangai após mal-estar