Brasil

SP ganha modelo inédito de hospitais de cuidados para idosos

Objetivo é oferecer melhores condições para recuperação de pacientes de longa permanência e liberar leitos de internação em hospitais gerais


	Atendimento para terceira idade: inicialmente o modelo de atendimento será disponibilizado nas Santas Casas de Ipuã e Pedregulho
 (Getty Images)

Atendimento para terceira idade: inicialmente o modelo de atendimento será disponibilizado nas Santas Casas de Ipuã e Pedregulho (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de setembro de 2013 às 20h00.

São Paulo - A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo implantou um modelo inédito de hospitais especializados em cuidados prolongados para idosos. O objetivo é oferecer melhores condições para recuperação de pacientes de longa permanência e, ao mesmo tempo, liberar leitos de internação em hospitais gerais.

Inicialmente o modelo de atendimento será disponibilizado nas Santas Casas de Ipuã e Pedregulho, na região de Franca, que foram adaptadas para receber os pacientes com 60 anos ou mais. Serão 42 leitos, no total, dos quais 22 em Pedregulho e 20 em Ipuã.

Até o segundo semestre de 2014 outras quatro unidades devem ser revitalizadas nas regiões de Araçatuba, Presidente Prudente, Marília e São José do Rio Preto, totalizando 160 leitos. As Unidades de Cuidados Prolongados serão em hospitais de pequeno porte, com menos de 50 leitos, com investimentos de R$ 24,1 milhões para a revitalização das unidades e mais R$ 98,8 milhões de custeio anual.

O projeto das Unidades de Cuidados Prolongados é pioneiro no Brasil, oferecendo aos pacientes convalescentes até 90 dias de internação com reabilitação física, nos casos em a recuperação é demorada e precisa de uma atenção especial antes do retorno do paciente ao seu município ou ao tratamento na rede básica.

Acompanhe tudo sobre:HospitaisSaúdeSaúde no BrasilTerceira idade

Mais de Brasil

Licença de Eduardo Bolsonaro termina neste domingo; veja o que pode acontecer

Eduardo aumenta condutas ilícitas após tornozeleira em Bolsonaro, diz Moraes

AGU pede que STF investigue ação suspeita antes de tarifaço no inquérito contra Eduardo Bolsonaro

Incêndio em Barueri, na Grande São Paulo, atinge galpões comerciais