Brasil

STF julga nesta 2ª réus do Rural por lavagem de dinheiro

O ministro Joaquim Barbosa, relator da ação penal, começa a apresentar seu voto contra 10 réus acusados de lavagem

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de setembro de 2012 às 15h23.

Brasília - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto, abriu na tarde desta segunda-feira a vigésima primeira sessão de análise do processo do mensalão. O ministro Joaquim Barbosa, relator da ação penal, começa a apresentar seu voto contra 10 réus acusados de lavagem de dinheiro, entre dirigentes e ex-dirigentes do Banco Rural e o grupo vinculado ao publicitário Marcos Valério.

Na semana passada, o Supremo condenou três dos quatro réus ligados ao Rural por gestão fraudulenta de instituição financeira. A expectativa é de que, no caso de lavagem de dinheiro, os responsáveis pelo banco e o grupo de Valério também sejam considerados culpados.

Até o momento, o tribunal conseguiu julgar apenas dois dos sete itens da denúncia, conforme o esquema fatiado de análise do caso proposto pelo relator do processo. O colegiado só absolveu dois dos 10 réus julgados. Os absolvidos foram o ex-ministro Luiz Gushiken e a ex-dirigente do Rural Ayanna Tenório.

Agora, o Supremo deve se pronunciar se cometeram lavagem de dinheiro os dirigentes e ex-dirigentes do Rural Vinícius Samarane, Ayanna Tenório, José Roberto Salgado, Kátia Rabello, Marcos Valério, Ramon Hollerbach, Cristiano Paz, Rogério Tolentino, Simone Vasconcelos e Geiza Dias.

Acompanhe tudo sobre:CorrupçãoEscândalosFraudesJustiçaLavagem de dinheiroMensalãoPolítica no BrasilSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Prefeitura de SP faz projeção de imagens em homenagem ao Papa Francisco

'Minhas mais sinceras desculpas ao presidente Lula', diz deputado ao recusar cargo de ministro

Lula, Bolsonaro, Tarcísio, Michelle e Ciro: Paraná Pesquisas simula cenários das eleições de 2026