Brasil

STJ autoriza Alesp a publicar nome e salário de servidores

Atualmente, a Alesp publica apenas os salários dos servidores acompanhado do número de matrícula de cada um deles

Salários: o presidente da Alesp, Cauê Macris, afirmou que a decisão foi uma vitória "do bom senso e a transparência" (Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas)

Salários: o presidente da Alesp, Cauê Macris, afirmou que a decisão foi uma vitória "do bom senso e a transparência" (Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 14 de novembro de 2017 às 16h23.

São Paulo - A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) obteve autorização do Superior Tribunal de Justiça (STJ) para publicar o salário de seus servidores acompanhado de seus nomes na internet.

O caso arrastava-se desde 2013, quando sindicatos de servidores da Casa conseguiram no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) uma decisão que impedia a publicação das informações, sob o argumento de que isso feria a intimidade dos funcionários.

Em sua decisão, o relator do recurso, ministro Napoleão Nunes Maia Filho, citou entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) de que "a divulgação do nome dos servidores e suas remunerações, inclusive em sítio eletrônico mantido pela Administração Pública, como informação de interesse coletivo e geral, não ofende a intimidade ou a vida privada".

"Ante o exposto, dá-se provimento ao Recurso Especial da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo", diz a decisão, publicada na última sexta-feira, 10.

Em nota, o presidente da Alesp, Cauê Macris (PSDB), afirmou que a decisão foi uma vitória "do bom senso e a transparência". Macris esteve em Brasília em agosto para tratar do assunto com o ministro Maia Filho.

Atualmente, a Alesp publica apenas os salários dos servidores acompanhado do número de matrícula de cada um deles. A relação também não separa os que estão na ativa dos aposentados.

Procurada, a Associação dos Funcionários da Assembleia Legislativa (Afalesp) informou que "ainda não há definição sobre recurso por parte das impetrantes".

O Sindicato dos Servidores Públicos da Assembleia Legislativa (Sindalesp) não respondeu até o momento da publicação desta reportagem.

Acompanhe tudo sobre:SaláriosSão Paulo capitalServidores públicos

Mais de Brasil

Lula se reúne hoje com centrais sindicais falar do FGTS de quem optou por saque-aniversário

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad