Brasil

Tarifas de Trump: 62% dos brasileiros dizem que medida foi injustificada, segundo pesquisa

Pesquisa da AtlasIntel para a Bloomberg revela que 62,2% dos brasileiros consideram as tarifas de Trump injustificadas, com ampla rejeição à medida e apoio à resposta de Lula

Trump e Lula: brasileiros apoiam decisão do presidente em relação às tarifas do americano (Getty Images)

Trump e Lula: brasileiros apoiam decisão do presidente em relação às tarifas do americano (Getty Images)

Publicado em 15 de julho de 2025 às 09h01.

Última atualização em 15 de julho de 2025 às 09h06.

A proposta do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de aplicar tarifas de 50% sobre os produtos brasileiros gerou um forte sentimento de rejeição no Brasil, segundo pesquisa realizada pela AtlasIntel para a Bloomberg divulgada nesta terça-feira, 15. Para 62,2% dos brasileiros, a decisão de Trump é "injustificada", 36,8% consideram a medida justificada e 1% dos entrevistados não souberam opinar sobre o assunto.

A ameaça de Trump, ligada a processos legais envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro, foi vista por muitos como uma tentativa de interferir nos assuntos internos do Brasil. De acordo com a pesquisa, 50,3% dos brasileiros acreditam que as justificativas usadas por Trump para a implementação das tarifas configuram uma ameaça à soberania do Brasil e 47,8% discordam. O impacto da medida está sendo amplamente debatido, e a maioria da população se mostra cética quanto à legitimidade dessa imposição, associando-a mais a uma retaliação política do que a uma decisão baseada em aspectos econômicos, mostra o estudo.

Em resposta à ameaça, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil poderia reagir de "maneira proporcional" e impor tarifas retaliatórias aos EUA. A pesquisa mostrou que cerca de 44,8% dos entrevistados consideram a reação de Lula adequada, enquanto 27,5% veem a resposta como agressiva e 25,2% a consideram fraca. Além disso, 51,2% dos brasileiros são a favor de retaliações comerciais, enquanto 28,6% acreditam que o Brasil deveria estreitar relações com outros países, como a China, para balancear a pressão dos EUA.

O impacto econômico das tarifas também está sendo amplamente discutido. De acordo com os dados da pesquisa, 48,6% dos entrevistados acreditam que as tarifas terão um impacto significativo na economia do Brasil, e 70% esperam que a inflação aumente como resultado dessa medida. As tarifas de Trump, se implementadas, provavelmente elevariam ainda mais os preços no Brasil, que já enfrentava uma inflação de 5,35% em junho de 2025, segundo a pesquisa.

Embora o governo Lula tenha se posicionado contra as tarifas de Trump, os entrevistados demonstram um otimismo cauteloso sobre a capacidade do governo de negociar uma solução. Cerca de 47,9% acreditam que o governo brasileiro será capaz de chegar a um acordo com os Estados Unidos para reduzir as tarifas, enquanto 38,8% não acreditam que o governo conseguirá reverter a decisão de Trump.

Em relação à política externa de Lula, a pesquisa revelou que 60,2% dos brasileiros aprovam a postura internacional do atual governo. Para 61,1% dos entrevistados, Lula representa o Brasil de maneira mais eficiente no exterior do que Bolsonaro, especialmente em questões diplomáticas que envolvem as relações com grandes potências, como os Estados Unidos. A diplomacia brasileira, segundo a pesquisa, tem ganhado força no cenário internacional, especialmente com o fortalecimento de laços com os membros do Brics.

A imagem de Trump no Brasil sofreu um grande golpe após o anúncio das tarifas. A pesquisa indicou que 63,2% dos brasileiros veem o presidente dos Estados Unidos de maneira negativa, um aumento significativo em comparação com 47% em novembro de 2023. A popularidade dos EUA no Brasil também caiu, com 50,5% dos brasileiros agora tendo uma visão negativa do país e 45,9% uma visão positiva. Em janeiro deste ano, 52,3% dos brasileiros afirmavam enxergar os Estados Unidos positivamente.

Os dados também revelam que muitos brasileiros acreditam que as relações entre o Brasil e os Estados Unidos serão prejudicadas por essa política de tarifas. Cerca de 75,7% dos entrevistados acreditam que as relações ficarão mais fracas, enquanto apenas 18,2% acham que as relações continuarão iguais e 1,5% acreditam que ficarão mais fortes.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpGoverno LulaTarifasEstados Unidos (EUA)

Mais de Brasil

Perto de ser julgado por trama golpista, Bolsonaro tem investigações pendentes no STF e na PGR

Após pedido da PGR ao STF, Bolsonaro pode ser condenado a até 43 anos de prisão por trama golpista

Tarifaço de Trump: 'Brasil e EUA podem fazer melhor', diz AGU em artigo publicado no New York Times

Trama golpista: ex-comandantes de Exército e Aeronáutica e Valdemar prestam depoimentos no STF