Brasil

Taxa de isolamento social volta a cair em São Paulo

A taxa considerada ideal de isolamento para diminuir a propagação do vírus e evitar um colapso no sistema de saúde é acima de 70%

São Paulo: quarentena é oficial no Estado até o dia 22 de abril (Rovena Rosa/Agência Brasil)

São Paulo: quarentena é oficial no Estado até o dia 22 de abril (Rovena Rosa/Agência Brasil)

AB

Agência Brasil

Publicado em 14 de abril de 2020 às 18h45.

A taxa de isolamento social voltou a cair no estado de São Paulo. Após o governador de São Paulo, João Doria, ter comemorado ontem (14) que o isolamento no estado havia voltado a crescer no feriado de Páscoa, alcançando 59%.  Na segunda (13) ele caiu novamente, somando apenas 50%.

A taxa considerada ideal de isolamento para diminuir a propagação do coronavírus e evitar um colapso no sistema de saúde é acima de 70%.

Na capital, o isolamento atingiu 50% das pessoas. Mas houve cidades do estado onde a taxa foi maior, somando 58% de adesão ao isolamento, tais como Cajamar, Cosmópolis e São Vicente.

Já a que apresentou a menor adesão foi Limeira, com apenas 42% de sua população obedecendo à quarentena; seguida por São José do Rio Preto e Presidente Prudente, com 43%, bem abaixo do valor considerado ideal.

A taxa de isolamento é verificada por meio de um sistema de monitoramento inteligente chamado SIMI-SP. Nesse sistema, as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM analisam os dados de telefonia móvel para indicar as tendências de deslocamento.

Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras. O sistema hoje está monitorando 47 cidades do estado para verificar a adesão à quarentena.

Segundo o governo paulista, se a taxa continuar baixa, o número de leitos disponíveis no sistema de saúde não será suficiente para atender a população, principalmente com a alta demanda provocada pelo coronavírus.

As últimas notícias da pandemia do novo coronavírus:

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusSão Paulo capital

Mais de Brasil

Não é só Bolsonaro: 13,5% das prisões do Brasil são domiciliares com uso de tornozeleira eletrônica

Quais são as 10 cidades mais violentas do Brasil? Veja ranking

Quais são as 10 estados mais violentos do Brasil? Veja ranking

'Se ele estiver trucando, vai tomar um seis', diz Lula sobre tarifa de Trump