Brasil

Temer diz não ver irregularidade em doações de Foster

Presidente da Petrobras doou dois imóveis a parentes após a compra da Refinaria de Pasadena, no Texas, Estados Unidos


	Michel Temer: ele afirmou que doação é anterior à decisão do Tribunal de Contas da União
 (Wilson Dias/ABr)

Michel Temer: ele afirmou que doação é anterior à decisão do Tribunal de Contas da União (Wilson Dias/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de agosto de 2014 às 16h51.

Brasília - O vice-presidente Michel Temer disse hoje (21) que não vê nenhuma irregularidade no fato de a presidente da Petrobras, Graça Foster, ter doado dois imóveis a parentes após a compra da Refinaria de Pasadena, no Texas, Estados Unidos.

“Sob o foco jurídico, é a coisa mais natural que acontece. A ideia é essa: houve uma doação com usufruto. Todo mundo faz doação com usufruto enquanto viver. [Só] depois, é que essa doação se concretiza”, explicou Temer, após participar do seminário Brasil nos Trilhos, organizado pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e a Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF).

Temer acrescentou que a doação é anterior à decisão do Tribunal de Contas da União (TCU). “Pelo que li nos jornais, a doação foi feita bem antes, pelos idos de março. Portanto antes da primeira decisão do TCU. Não houve ilegalidade nenhuma. É a coisa mais comum fazer doações. Agora, sobre qual é a razão para ela doar, essa é uma questão subjetiva”, acrescentou o vice-presidente.

Hoje, durante evento no Rio de Janeiro, o presidente do TCU, Augusto Nardes, informou que vai investigar a transferência de bens de Graça Foster a seus dois filhos. A informação sobre a cessão dos imóveis foi divulgada ontem (20), durante o julgamento sobre indisponibilidade dos bens da executiva. Ela é alvo de processo sobre a responsabilidade na compra da Refinaria de Pasadena, no Texas, considerada um prejuízo para a estatal pelo TCU.

Em nota à imprensa, a Petrobras afirmou que a transferência dos bens de Graça estava sendo preparada desde 2013 e negou a relação com o processo.

*Colaborou Isabela Vieira

Acompanhe tudo sobre:Capitalização da PetrobrasCaso PasadenaEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasExecutivos brasileirosGás e combustíveisGraça FosterIndústria do petróleoMDB – Movimento Democrático BrasileiroMichel TemerMulheres executivasPetrobrasPetróleoPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileiros

Mais de Brasil

Brasil pode ser líder em aço verde se transformar indústria com descarbonização, dizem pesquisadores

Cassinos físicos devem ser aprovados até 2026 e temos tecnologia pronta, diz CEO da Pay4fun

Com aval de Bolsonaro, eleição em 2026 entre Lula e Tarcísio seria espetacular, diz Maia

Após ordem de Moraes, Anatel informa que operadoras bloquearam acesso ao Rumble no Brasil