Brasil

Temer diz que chegou a hora de tomar decisão sobre reforma

O governo enfrenta uma batalha para garantir os votos necessários para aprovar a reforma da Previdência

Temer: "O texto que apresentamos ao Congresso foi amplamente discutido ao longo do ano que passou" (Ueslei Marcelino/Reuters)

Temer: "O texto que apresentamos ao Congresso foi amplamente discutido ao longo do ano que passou" (Ueslei Marcelino/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 5 de fevereiro de 2018 às 18h13.

Brasília - O presidente Michel Temer afirmou, em mensagem encaminhada ao Congresso Nacional por conta do início dos trabalhos do Legislativo nesta segunda-feira, que as atenções estão voltadas para a reforma da Previdência e que "chegou a hora de tomar uma decisão" sobre o tema.

A mensagem, lida pelo primeiro-secretário, deputado Giacobo (PR-PR), afirma ainda que o governo mantém o diálogo como método de negociação e referiu-se à medida que readequa as contas públicas como "questão-chave para o futuro do Brasil".

"O texto que apresentamos ao Congresso foi amplamente discutido ao longo do ano que passou. Também aqui, o diálogo tem sido nosso método. Fizemos ajustes para atender a preocupações legítimas, para criar regras de transição mais suaves. Chegou a hora de tomar uma decisão", diz a mensagem lida nesta segunda-feira.

"Na sessão legislativa que ora se inaugura, nossas atenções estão voltadas para a tarefa urgente de consertar a Previdência. O atual sistema é socialmente injusto e financeiramente insustentável", afirmou o presidente.

O governo enfrenta uma batalha para garantir os votos necessários para aprovar a reforma da Previdência. Por se tratar de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), a medida precisa de 308 votos dentre os 513 deputados, em dois turnos de votação. Depois, ainda será submetida a análise no Senado.

Pouco antes do início da cerimônia de abertura dos trabalhos legislativos, o relator da proposta, deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA), disse que a emenda aglutinativa da reforma só poderá ser apresentada oficialmente no momento de discussão do projeto em plenário.

O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, no entanto, disse que o ideal seria que a tal emenda pudesse ser apresentada ainda nesta semana.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosGoverno TemerMichel TemerReforma da Previdência

Mais de Brasil

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU

Dilma Rousseff é internada em Xangai após mal-estar