Brasil

Temer diz que insegurança de brasileiros é "emergência nacional"

Segundo o presidente, o governo está empenhado a combater o crime organizado da mesma maneira que "venceu a recessão" econômica

Michel Temer: texto foi divulgado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da Repúblic (Ueslei Marcelino/Reuters)

Michel Temer: texto foi divulgado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da Repúblic (Ueslei Marcelino/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 27 de outubro de 2017 às 15h32.

Brasília - O presidente Michel Temer afirmou nesta sexta-feira, 27, que a insegurança dos brasileiros é uma emergência nacional e que o governo está determinado no combate ao crime organizado da mesma maneira que "venceu a recessão" econômica.

"Estejam certos de minha firmeza no enfrentamento dessa emergência nacional que é a insegurança dos brasileiros", disse Temer em texto divulgado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

"Não tenham dúvida: a mesma coragem, a mesma determinação e a mesma energia com que vencemos a recessão, estamos colocando no combate ao crime organizado."

A mensagem destina-se a governadores que se reúnem no Acre para discutir ações de Segurança Pública. Temer iria ao encontro, mas cancelou a viagem por complicações urológicas. Ele deve embarcar para São Paulo nesta sexta-feira e passar por exames no Hospital Sírio-Libanês.

No texto, o presidente lembrou que se reuniu há um ano com os chefes dos três poderes para discutir ações integradas. O governo chegou a lançar um plano coordenado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, então titular do Ministério da Justiça. Mas os índices de criminalidade subiram e foi decretado o uso das Forças Armadas em presídios e no Rio de Janeiro.

Temer também afirmou que há "empenho absoluto" das polícias Federal e Rodoviária Federal, das Forças Armadas, dos órgãos de inteligência. O presidente disse que o País precisa avançar mais na integração entres os órgãos federais e estaduais de inteligência. E que o Brasil "seguirá progredindo" na colaboração com países amigos e vizinhos. Segundo o peemedebista, o foco deve ser o combate ao tráfico internacional de armas e drogas.

Acompanhe tudo sobre:CrimeGoverno TemerMichel TemerSegurança pública

Mais de Brasil

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU

Dilma Rousseff é internada em Xangai após mal-estar