Brasil

Temer envia carta a Theresa May e lamenta ataque

O presidente disse que Brasil se junta ao Reino Unido e a outros países que "compartilham a convicção na força da democracia"

Michel Temer chega para reunião com a Comissão de Reforma da Previdência no Palácio do Planalto em Brasília em 21/02/2017 (Ueslei Marcelino/Reuters)

Michel Temer chega para reunião com a Comissão de Reforma da Previdência no Palácio do Planalto em Brasília em 21/02/2017 (Ueslei Marcelino/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 22 de março de 2017 às 21h32.

Última atualização em 22 de março de 2017 às 21h36.

Brasília, 22 - Em carta enviada à primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, o presidente Michel Temer repudiou o ataque que deixou pelo menos cinco pessoas mortas e outras 40 feridas nas proximidades do Parlamento em Londres.

O presidente também lamentou o atentado pelo Twitter.

"Em nome do povo e do governo brasileiros, e em meu próprio, estendo a Vossa Excelência, e a todos os londrinos e britânicos, nossa mais sentida solidariedade. Nossos pensamentos voltam-se, muito especialmente, para as vítimas e seus familiares", escreveu Temer.

O presidente afirmou ainda que o Brasil se junta ao Reino Unido e a outros países que "compartilham a convicção na força da democracia e repudiam qualquer forma de extremismo violento".

O ataque ocorreu às 14h40 (11h40 em Brasília) e marcou o retorno da violência a uma grande capital europeia, exato um ano após os atentados de Bruxelas.

A autoria do ataque ainda está sendo investigada.

O atentado se desenvolveu em duas fases.

Por volta das 14h40, o motorista de um carro SUV acelerou pela Ponte de Westminster, no centro de Londres, e atropelou pedestres, inclusive na calçada.

A trajetória do veículo só foi interrompida centenas de metros à frente, quando o motorista colidiu contra as grades do Parlamento.

Então, um homem desceu e correu em direção ao posto de segurança do Old Palace Yard, o principal acesso à sede do Legislativo, usada por deputados e primeiros-ministros.

Armado de uma faca, lançou-se contra dois policiais, atingindo um deles - que morreu minutos mais tarde.

Acompanhe tudo sobre:Michel TemerAtaques terroristasReino UnidoCrimeLondres

Mais de Brasil

Câmara aprova projeto de lei que dificulta aborto legal em crianças

Após megaoperação, Moraes abre inquérito sobre crime organizado no Rio

PEC que flexibiliza privatização da Copasa é aprovada na Assembleia de Minas

Câmara aprova urgência de projeto que dificulta aborto legal em crianças