Brasil

Frente de ar quente: veja como fica temperatura em São Paulo nesta semana

O calor voltou por conta de uma frente de ar quente e seco que ganhou força sobre São Paulo e Rio De Janeiro no último fim de semana

A previsão é que a umidade relativa do ar fique abaixo dos 30% na maior parte do Estado de São Paulo (TIAGO QUEIROZ/Estadão Conteúdo)

A previsão é que a umidade relativa do ar fique abaixo dos 30% na maior parte do Estado de São Paulo (TIAGO QUEIROZ/Estadão Conteúdo)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 13 de setembro de 2021 às 13h08.

A capital paulista terá uma das tardes mais quentes do ano nesta segunda-feira, 13, com máxima prevista em torno dos 34 ºC. O calor tende a ficar mais intenso na terça-feira, 14, com previsão de máxima de 35 ºC e possibilidade de um novo recorde de calor do ano. A partir de quarta-feira, porém, a temperatura deve cair e pode chover em todas as áreas do Estado, segundo o Climatempo.

  • Fique por dentro das principais notícias do Brasil e do mundo. Assine a EXAME

A razão para a volta do calor é uma frente de ar quente e seco que ganhou força sobre São Paulo e o Rio De Janeiro no último fim de semana. A previsão é que a umidade relativa do ar fique abaixo dos 30% na maior parte do Estado de São Paulo, inclusive na capital, e abaixo de 20% em cidades do interior. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade ideal para a saúde dos seres humanos é acima de 50%. Desse modo, convém ingerir líquidos, umidificar os ambientes e evitar exercícios físicos ao ar livre entre as 11h e as 16h.

Na terça-feira, algumas pancadas de chuva já começam a se espalhar sobre o centro-sul e o leste de São Paulo, mas o sol ainda aparece e faz calor. Já na quarta-feira, o tempo muda de forma significativa, o céu fica nublado e chove em praticamente todas as áreas do Estado. Conforme o fim de semana se aproxime, o tempo na capital deve ficar mais úmido e frio.

No Rio de Janeiro, as nuvens também chegam na quarta-feira, 15, levando chuva ao centro-sul do Estado e à capital. Mesmo assim, ainda fica quente, dado que a queda mais acentuada de temperatura vai acontecer no fim da semana. A quinta e a sexta-feira terão muitas nuvens e tempo instável.

Na terça-feira, pode ventar com rajadas entre 40 km/h e 50 km/h na capital e o litoral de São Paulo, e de até 65 km/h no oeste do Estado. No Rio, a velocidade do vento chega a até 60 km/h entre o litoral norte e a Região dos Lagos, também na terça-feira. As rajadas se devem ao aprofundamento de um sistema de baixa pressão atmosférica no Sul do País, levando ventos quentes do Nordeste para o Sudeste do Brasil.

Acompanhe tudo sobre:CalorSão Paulo capital

Mais de Brasil

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU

Dilma Rousseff é internada em Xangai após mal-estar