Brasil

Temporal deixa áreas alagadas em vários bairros do Rio

A chuva também provocou alagamento de trilhos e avaria em um trem, por volta das 19h30


	Chuva no Rio de Janeiro: segundo o Alerta Rio, o município do Rio entrou em Estágio de Alerta, o terceiro nível de preocupação em uma escala até quatro
 (Agência Brasil)

Chuva no Rio de Janeiro: segundo o Alerta Rio, o município do Rio entrou em Estágio de Alerta, o terceiro nível de preocupação em uma escala até quatro (Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de janeiro de 2014 às 20h48.

Rio de Janeiro – O temporal que atingiu, no início da noite de hoje (16), vários bairros da capital fluminense deixou ruas alagadas, causou falta de luz e interrupções no trânsito.

A Avenida Radial Oeste, uma das principais ligações do centro com a zona norte da cidade, está interditada na pista em direção à Praça da Bandeira, perto do Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, devido a bolsões de água que impedem a passagem de veículos. O tráfego no local está sendo desviado pela Rua São Francisco Xavier.

A chuva também provocou alagamento de trilhos e avaria em um trem, por volta das 19h30, a concessionária MetrôRio informou que a Linha 2 ficou fechada por quase uma hora. O ramal dos trens de Belford Roxo, da SuperVia, também ficou interrompido. O Aeroporto Santos Dumont ficou fechado, mas já foi reaberto para operações de pousos e decolagens.

O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informou que devido ao elevado índice de chuva registrado nas últimas horas, na capital fluminense, foi acionado preventivamente o Sistema de Alerta e Alarme Comunitário. As sirenes de 21 comunidades foram acionadas, a partir das 19h35, e os moradores orientados por agentes comunitários e da Defesa Civil a se dirigiram aos pontos de apoio distribuídos pelas comunidades.

Um dos protocolos de acionamento dos equipamentos consiste no registro de 40 milímetros (mm) de chuva em uma hora, o que pode deixar a encosta vulnerável a deslizamentos. Na Rocinha, em apenas 15 minutos, foi registrada uma leitura pluviométrica de 32,8 mm.

Antes das sirenes serem acionadas, as lideranças comunitárias treinadas pela Defesa Civil municipal informaram os moradores sobre a possibilidade de evacuação assim que recebessem mensagens nos celulares sobre a situação de risco. Os telefones foram disponibilizados pela prefeitura e compõem o sistema de alerta preventivo. A Defesa Civil utilizou 60 agentes e 17 viaturas na operação.

Os radares meteorológicos da prefeitura registraram chuva muito forte no bairro da Rocinha, em São Conrado (33,8mm); Piedade (28 mm), e Madureira, na zona norte (27,6 mm); Barrinha, na zona oeste (24,2 mm); e Alto da Boa Vista, também na zona norte, (23,4 mm).

De acordo com o Alerta Rio, o município do Rio entrou em Estágio de Alerta, o terceiro nível de preocupação em uma escala até quatro, com previsão de chuva forte nas próximas horas, podendo causar alagamentos e deslizamentos isolados.

Acompanhe tudo sobre:Chuvascidades-brasileirasDesastres naturaisEnchentesMetrópoles globaismobilidade-urbanaRio de JaneiroTrânsito

Mais de Brasil

Em votação apertada, Câmara aprova urgência de projeto que amplia número de deputados para 531

Por unanimidade, STF torna mais sete réus por trama golpista

Ninguém será contra a isenção de IR e vontade é entregar relatório ainda no 1º semestre, diz Lira

INSS: descontos irregulares serão devolvidos na conta em que o benefício é pago, diz presidente