Brasil

Como vai ficar o Aeroporto de Guarulhos após a reforma

Projeto prevê ampliação da área de circulação nos terminais 1 e 2, além de mais conforto para os passageiros. Reforma custará 200 milhões de reais e deve ficar pronta em 2016


	Passageiros no Terminal 1 do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo
 (Marina Pinhoni/EXAME.com)

Passageiros no Terminal 1 do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo (Marina Pinhoni/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de setembro de 2014 às 12h28.

São Paulo – Os terminais mais antigos do Aeroporto de Guarulhos (SP), o maior do país, passarão por reforma que custará 200 milhões de reais e que pretende aumentar a capacidade e trazer mais conforto para os passageiros.

Segundo a concessionária GRU Airport, que administra o aeroporto, a reforma dos terminais 1 e 2 começará em outubro e está prevista para terminar no segundo semestre de 2016.

O novo projeto arquitetônico segue a mesma linha adotada no moderno terminal 3, que foi entregue em maio. Áreas mais iluminadas e amplas para a circulação substituirão os atuais corredores escuros e apertados, uma das principais reclamações do usuário.

Com a retirada dos balcões de check-in que ficam próximos à entrada dos terminais, a largura do corredor de circulação nos saguões vai passar de 3 para 7 metros.

(Divulgação/GRU Airport)

Outra mudança trazida pelo projeto é a simplificação da área de embarque, que hoje está dividida em quatro portões. A ideia é que todos os passageiros acessem a área  por um único local e depois migrem para o respectivo terminal do seu voo.

O setor de raio-X, onde são feitas a inspeção de bagagem de mão e a detecção de metal nos passageiros, também será centralizado.

(Divulgação/GRU Airport)

Com a nova configuração, o terminal 1 receberá apenas voos nacionais. Já o terminal 2 será destinado a voos domésticos e internacionais de curta distância, mantendo as áreas de alfândega e controle migratório.

O projeto prevê ainda uma área destinada apenas para lojas, restaurantes e bares, que será restrita para quem for viajar.

(Divulgação/GRU Airport)

As obras fazem parte da segunda etapa de investimentos no aeroporto, que vem passando por reformas desde que foi concedido à iniciativa privada, em 2012.

Pequenas reformas nos banheiros e implantação de novo sistema de sinalização já foram realizadas nos terminais antigos.

Acompanhe tudo sobre:Setor de transporteInfraestruturaAviaçãoTransportesAeroportosAeroporto de Guarulhostransportes-no-brasilAeroportos do BrasilGRU Airport

Mais de Brasil

Tarcísio vence Alckmin, Haddad e França na disputa pelo governo de SP em 2026, diz AtlasIntel

Sem definir data, Motta diz que "há compromisso" com votação do projeto de isenção do IR

Bolsonaro pede autorização ao STF para realizar procedimento em hospital