Brasil

Tombini diz que BC terá autonomia total

Confirmado como próximo presidente do órgão, ele disse que Dilma garantiu autonomia e que vai trabalhar com metas de inflação

Alexandre Tombini, durante sua apresentação na equipe econômica do governo Dilma (Fabio Rodrigues Pozzebom/AGÊNCIA BRASIL)

Alexandre Tombini, durante sua apresentação na equipe econômica do governo Dilma (Fabio Rodrigues Pozzebom/AGÊNCIA BRASIL)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de novembro de 2010 às 16h58.

Brasília – O indicado por Dilma Rousseff para ocupar a Presidência do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, garantiu que a autonomia da instituição financeira se manterá em sua futura gestão. Essa autonomia, segundo Tombini, foi um dos pontos destacados pela presidente eleita ao fazer o convite.

“A presidenta Dilma disse que nesse regime econômico consolidado pelo qual o Brasil passa não existe meia autonomia. É autonomia total”, disse Tombini na entrevista coletiva concedida hoje (23) após o anúncio de sua indicação.

“Essa autonomia é da natureza do regime. Não é uma autonomia de objetivos, Quem garante o objetivo é a sociedade e o governo por meio do Conselho Monetário Nacional (CNM). Mas para atingir esses objetivos, o trabalho é do Banco Central”.

Tombini disse que a instituição perseguirá o controle da inflação dentro da meta. Para o próximo ano, a meta está definida em 4,5%. “Dilma espera que o Banco Central cumpra seu papel de manter a meta de inflação em 4,5%”, informou.

O futuro presidente do BC terá ainda que ser avaliado em uma sabatina no Senado que tem a atribuição de aprovar sua indicação. Tombini também ressaltou que o regime econômico atual está baseado em três pilares bem definidos: estabelecimento de metas de inflação, transparência e prestação de contas.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesGoverno DilmaPolíticaMercado financeiroBanco CentralEconomistasAlexandre Tombini

Mais de Brasil

Não há ‘temas proibidos’ em conversa entre Lula e Trump, diz Alckmin

Presidente da Caixa deve defender bet do banco em reunião com Lula

Polícia Federal pode suspender emissão de passaportes por falta de verba

Deputados protocolam PEC da Reforma Administrativa