Brasil

Trânsito e filas atrapalham Copa em São Paulo, diz Economist

Repórter da revista The Economist passou por apertos usando transporte público na cidade


	Metroviários suspendem greve: dificuldades no transporte atrapalham deslocamento
 (Chico Ferreira/Reuters)

Metroviários suspendem greve: dificuldades no transporte atrapalham deslocamento (Chico Ferreira/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de junho de 2014 às 15h25.

São Paulo - Um dos grandes inimigos dos jogos da Copa do Mundo em São Paulo é a perda de tempo com a mobilidade, afirma a revista The Economist em texto publicado em seu blog America’s View.

Dois dias antes da abertura do torneio, um repórter da publicação, identificado apenas como J.P., escreveu um depoimento sobre a sua experiência com a malha de transporte depois de aterrisar no Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Segundo o relato do autor, a perda de tempo começou desde a espera de duas horas e meia na fila para o táxi na saída do aeroporto, e, a partir daí “foi por água abaixo”.

“A expectativa era que um trem ligaria o aeroporto para a cidade a tempo para o torneio”, afirmou o articulista no post.  O texto destaca que apenas cinco dos 35 sistemas urbanos de mobilidade prometidos para a Copa do Mundo foram concluídos.

Uma das razaões para a espera, ressaltou o artigo, “é o monopólio de uma única cooperativa de táxis, que impede que taxistas comuns vão até o aeroporto de Guarulhos recolherem passageiros ali”.

Outro fator apontado foi o trânsito acima da média por conta da greve do metrô que ocorria em São Paulo. "A jornada até a capital que duraria 30 minutos num dia normal levou cinco vezes mais tempo", afirma trecho.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasMetrópoles globaisEsportesFutebolSão Paulo capitalTransporte públicoCopa do Mundo

Mais de Brasil

Formação de ciclone na Argentina provoca alertas de chuvas em estados de três regiões do Brasil

Disputa de 2026 será por 10% do eleitorado desinteressado que busca pelo novo, diz CEO da AtlasIntel

Crise das bebidas com metanol: Procon fiscaliza mais de de mil bares de SP em uma noite

Lula viaja para Roma neste sábado e se encontrará com papa Leão XIV