Brasil

Tribunal de Justiça do Rio elege novo presidente

O desembargador Milton Fernandes de Souza recebeu 101 votos, nesta segunda-feira

TJ-RJ: a nova eleição ocorreu em cumprimento de decisão plenária do Supremo Tribunal Federal, que anulou na semana passada votação feita no último dia 5 (Divulgação)

TJ-RJ: a nova eleição ocorreu em cumprimento de decisão plenária do Supremo Tribunal Federal, que anulou na semana passada votação feita no último dia 5 (Divulgação)

AB

Agência Brasil

Publicado em 19 de dezembro de 2016 às 20h36.

O desembargador Milton Fernandes de Souza foi eleito hoje (19) presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro para o biênio 2017/2018, A.

Em votação nesta segunda-feira (19), ele recebeu 101 votos e a desembargadora Maria Inês da Penha Gaspar, 41. A eleição, na qual votaram 148 magistrados, teve ainda um voto em branco e cinco nulos. Milton Fernandes tomará posse em fevereiro.

A nova eleição ocorreu em cumprimento de decisão plenária do Supremo Tribunal Federal, que anulou na semana passada votação feita no último dia 5, na qual o desembargador Luiz Zveiter havia sido eleito presidente.

Foram ratificados ainda os resultados das eleições para todos os cargos administrativos escolhidos no início do mês pelo Tribunal de Justiça. O STF considerou inconstitucional regra que autorizava reeleição no TJRJ.

Após o resultado, o desembargador Milton Fernandes destacou a busca de harmonia no Poder Judiciário para superar a atual crise no Estado e disse que a união de esforços será fundamental para a próxima gestão. Fernandes recebeu apoio da desembargadora Maria Inês e propôs um trabalho conjunto no tribunal.

"Em momentos de crises institucionais como a que vivemos, é normal que surjam divergências. Cada um apresenta suas ideias e há debates, mas todos sempre em prol do Tribunal de Justiça", afirmou o desembargador.

Perfil

Nascido no Rio de Janeiro, Milton Fernandes de Souza, de 64 anos, é o atual presidente da 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça e oitavo na lista de antiguidade do tribunal.

O magistrado é membro efetivo do Órgão Especial e presidente da Comissão de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj).

É formado em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e ingressou no Tribunal de Justiça em abril de 2000.

*Com informações do Tribunal de Justiça

Acompanhe tudo sobre:Rio de Janeiro

Mais de Brasil

Câmara aprova projeto que cria novos cargos comissionados no STJ

Câmara aprova urgência da proposta que amplia punições para quem obstruir trabalhos na Casa

Lula altera texto das big techs, prevê remoção de ofensas com ordem judicial e recua sobre fake news

Pazolini lidera cenários para governo do Espírito Santo em 2026, diz Paraná Pesquisas