Brasil

TSE e WhatsApp lançam pacote de figurinhas para eleições municipais

Ilustrações abordam temas como voto consciente e combate à desinformação

Pacote de figurinhas: pacote tem 23 figurinhas e também inclui alertas sobre condutas proibidas, como boca de urna (T/Divulgação)

Pacote de figurinhas: pacote tem 23 figurinhas e também inclui alertas sobre condutas proibidas, como boca de urna (T/Divulgação)

Victor Sena

Victor Sena

Publicado em 16 de outubro de 2020 às 11h46.

Última atualização em 16 de outubro de 2020 às 13h56.

Contra a disseminação de Fake News e com o objetivo de estimular medidas sanitárias nas eleições deste ano, o WhatsApp e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vão lançar um pacote de figurinhas com ilustrações divertidas e mensagens sobre voto consciente.

O pacote tem 23 figurinhas e também inclui alertas sobre condutas proibidas, como boca de urna. O download do pacote já está disponível e pode ser feito neste link.

Em comunicado enviado a imprensa com uma declaração do ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE, o órgão eleitoral defende que a "Justiça Eleitoral deve estar aonde o povo está".

"A disseminação das figurinhas é mais um passo para cumprir a missão da nossa comunicação, pública, gratuita, de qualidade e a serviço da sociedade", explica o ministro.

A iniciativa faz parte de uma parceria inédita entre o TSE e o WhatsApp para reforçar o combate à desinformação e incentivar a circulação de informações oficiais, verídicas e checadas sobre o processo eleitoral.

Além das figurinhas, a cooperação entre a Justiça Eleitoral e o aplicativo envolve a criação do “Tira-dúvidas no WhatsApp”, um- assistente virtual que facilita o acesso dos eleitores a informações oficiais, que vão desde data, horário e local de votação, à checagem de notícias falsas sobre as eleições.

Também foi desenvolvido um canal específico para que o TSE colete denúncias sobre contas suspeitas de realizar disparos em massa, uma conduta proibida pela lei eleitoral e pelos Termos de Serviço do aplicativo.

Acompanhe tudo sobre:WhatsAppTSEEleições 2020

Mais de Brasil

'Florianópolis é um orgulho para o Brasil e para a América', diz ministro do Turismo argentino em SC

Lula diz que Brasil vive 'uma turbulência desnecessária' causada por Trump

Em meio ao tarifaço, Eduardo Bolsonaro publica foto com secretário do Tesouro dos EUA

Governo dos EUA cancela vistos de esposa e filha de ministro Alexandre Padilha