Brasil

UFPR encaminhou caso de desvio de pagamentos à PF ano passado

A PF deflagou nesta quarta-feira a Operação Research, para investigar desvios em pagamento de bolsas e auxílios em dezembro de 2016

UFPR: a federal informou ainda que a administração anterior da instituição abriu sindicância no ano passado para apurar as responsabilidades (Facebook UFPR/Divulgação)

UFPR: a federal informou ainda que a administração anterior da instituição abriu sindicância no ano passado para apurar as responsabilidades (Facebook UFPR/Divulgação)

AB

Agência Brasil

Publicado em 15 de fevereiro de 2017 às 15h17.

Em comunicado divulgado hoje (15), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que tomou conhecimento da suspeita de desvios em pagamento de bolsas e auxílios em dezembro de 2016, quando encaminhou o caso à Polícia Federal (PF).

Para investigar o caso, a PF deflagou nesta quarta-feira a Operação Research. A UFPR informou ainda que a administração anterior da instituição abriu sindicância no ano passado para apurar as responsabilidades.

"O procedimento é conduzido por uma comissão formada por dois professores e uma servidora técnico-administrativa e, por força de lei, corre em sigilo", acrescenta o comunicado. A previsão é de que a sindicância seja concluída em abril de 2017.

Segundo a universidade, as duas funcionárias da instituição suspeitas de participação no esquema foram suspensas das atividades pelo atual reitor Ricardo Marcelo Fonseca, que assumiu o cargo no fim de 2016.

Fonseca determinou a criação de um comitê para aperfeiçoar os mecanismos de controle sobre os pagamentos de bolsas e auxílios, além de uma comissão para trabalhar no Plano de Transparência e de Dados Abertos da universidade - instrumento para garantir o acesso da sociedade a todas as informações de caráter público da UFPR.

A Operação Research envolve cerca de 180 policiais federais, seis servidores da Controladoria-Geral da União e quatro do Tribunal de Contas da União.

Eles cumprem 73 ordens judiciais, sendo 29 mandados de prisão temporária, oito conduções coercitivas e 36 mandados de busca e apreensão nos estados do Paraná, de Mato Grosso do Sul e do Rio de Janeiro.

Acompanhe tudo sobre:Faculdades e universidadesParanáPolícia Federal

Mais de Brasil

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU