Brasil

Último dia para tirar ou transferir título de eleitor; veja como fazer

Quem não estiver com o título de eleitor em dia não poderá votar para presidente, governador, senador e deputados federal e estadual

Urna eletrônica: primeiro turno será no dia 2 de outubro. (TSE/Divulgação)

Urna eletrônica: primeiro turno será no dia 2 de outubro. (TSE/Divulgação)

GG

Gilson Garrett Jr

Publicado em 4 de maio de 2022 às 06h00.

Última atualização em 4 de maio de 2022 às 08h27.

De acordo com a legislação, o eleitor que quer participar das eleições de 2022 tem até o dia 4 de maio para transferir, tirar, ou regularizar o título. As eleições este ano estão marcadas para o dia 2 de outubro (primeiro turno) e 30 de outubro (segundo turno). Quem não estiver com o título de eleitor em dia não poderá votar para presidente, governador, senador e deputados federal e estadual.

Para regularizar sua situação, a primeira etapa é deixar os documentos prontos, digitalizados por foto ou PDF. É necessário um documento oficial de identidade (frente e verso) e um comprovante de residência. Também tenha em mãos o número do seu título de eleitor, que você pode achar no documento impresso ou no app e-título. Sim, é só isso. Com tudo em mãos, pode ir para a etapa 2.

Acesse o site do TRE do estado que você está morando. Também pode ser o site do TSE. Aí só clicar em ‘eleitor e eleições’ na barra superior, depois clique em 'título de eleitor', e acesse o campo sobre como transferir seu título, regularizar ou tirar o título.

O último passo é esse: entre no processo de atendimento do eleitor, e comece a preencher os campos solicitados. Isso não leva mais do que 10 minutos. É necessário anexar os documentos, e escolher uma seção eleitoral em que deseja votar.

A Justiça eleitoral precisa analisar os documentos para verificar se está tudo correto. O Tribunal Regional Eleitoral vai enviar um e-mail dizendo que o processo foi atendido e finalizado, e o documento vem em anexo (há a possibilidade de imprimi-lo, caso queira). O prazo varia conforme a região, mas não demora.

Quando é a eleição?

O primeiro turno das eleições de 2022 estão marcadas para o dia 2 de outubro. Serão escolhidos os cargos de deputado estadual, governador, deputado federal, deputado distrital (para quem mora no Distrito Federal), um senador e presidente da República. O segundo turno, para cargos de governador e presidente, será no dia 30 de outubro.

Diferentemente de outros anos, para esta eleição, o fuso horário para a votação será um só em todo o país, o de Brasília, das 8h às 17h, quando serão impressos os boletins de urna. Com isso, eleitores do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Roraima, Mato Grosso e parte do Pará terão a votação iniciada uma hora antes. Já no Acre, a votação começará duas horas mais cedo e, em Fernando de Noronha, uma hora mais tarde.

Quem precisa votar?

O voto no Brasil é obrigatório para todo cidadão, nato ou naturalizado, alfabetizado, com idade entre 18 e 70 anos. O voto é facultativo para os jovens com 16 e 17 anos, para as pessoas com mais de 70 anos e para os analfabetos. Podem votar cidadãs e cidadãos que estão com a situação regular na Justiça Eleitoral. No site do TSE também é possível verificar se há algum tipo de pendência.

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2022TSE

Mais de Brasil

Revalida divulga resultado de recursos para atendimento especializado

Com segurança reforçada, Alexandre de Moraes recebe homenagem no Tribunal de Contas de SP

Nova onda de frio terá ciclone e 'chuva congelada' no Brasil; veja quando começa

São Paulo terá chuva, rajadas de vento e temperatura de 6 ºC; Defesa Civil emite alerta