Brasil

Um de cada seis minutos é usado para ataque na TV

Aécio Neves investiu 32% do seu tempo, ou 24min56s, com o que os especialistas chamam de "campanha negativa"


	Aécio Neves: o tucano dividiu ataques entre Dilma e Marina, mas a petista foi seu foco principal
 (Paulo Whitaker/Reuters)

Aécio Neves: o tucano dividiu ataques entre Dilma e Marina, mas a petista foi seu foco principal (Paulo Whitaker/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de setembro de 2014 às 11h11.

São Paulo - Um de cada seis minutos do horário eleitoral de TV dedicado às candidaturas presidenciais foi utilizado pelos candidatos até agora para atacar adversários. Quarenta e um dias após o início da exibição dos programas - os presidenciais vão ao ar terças, quintas e sábados -, Aécio Neves é quem mais dedicou espaço às críticas.

Entre o primeiro programa no dia 19 de agosto e o que foi exibido na quinta-feira, dia 25, o tucano, que conta com 4min35s em cada bloco de 20 minutos, investiu 32% do seu tempo, ou 24min56s, com o que os especialistas chamam de "campanha negativa".

Com 2min03s em cada bloco, a candidata do PSB, Marina Silva, utilizou 18% do seu tempo, ou 6 min16s, para criticar os adversários.

Dilma Rousseff, que disputa a reeleição e conta com 11min24s diários em cada bloco, usou 10% do seu tempo, ou 19min23s, para atacar os adversários.

O levantamento, que foi feito pelo Laboratório de Pesquisa em Eleições, Comunicação Política e Opinião Pública da Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ) a pedido do jornal O Estado de S. Paulo, mostra que o tucano dividiu seus ataques entre Dilma e Marina, mas a petista foi seu foco principal.

Já Dilma e a candidata do PSB trocaram críticas e deixaram o presidenciável do PSDB em segundo plano.

A campanha negativa detectada no levantamento leva em conta apenas os programas com blocos de 20 minutos - dois blocos por dia. Não inclui as inserções, por meio das quais boa parte dos ataques é feita.

As informações são do jornal do Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:aecio-nevesCelebridadesDilma RousseffEleiçõesEleições 2014Marina SilvaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Governo quer aumentar número de setores fora do tarifaço

Governo quer ampliar número de setores isentos do tarifaço de Trump, diz Alckmin

Recuperação de áreas degradadas pode contar com R$ 31,4 bilhões

Rio Grande do Sul registra neve em algumas localidades