Brasil

Unasul consulta chanceleres para reunião sobre impeachment

O organismo afirmou nesta quinta-feira que a cassação de Dilma "gera preocupação e tem implicações regionais cujo exame justifica uma reunião extraordinária"


	Dilma: a destituição motivou diferentes reações entre os governos da região, vários dos quais qualificam de "golpe de Estado" a medida
 (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Dilma: a destituição motivou diferentes reações entre os governos da região, vários dos quais qualificam de "golpe de Estado" a medida (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de setembro de 2016 às 16h37.

Quito - O secretário-geral da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), Ernesto Samper, iniciou uma rodada de consultas com os chanceleres da região sobre uma possível reunião para tratar sobre a destituição da presidente Dilma Rousseff.

O organismo, com sede em Quito, afirmou nesta quinta-feira em um breve comunicado que a cassação de Dilma "gera preocupação e tem implicações regionais cujo exame justifica uma reunião extraordinária de chanceleres", razão pela qual Samper está entrando em contato com ministros das Relações Exteriores para tratar da eventual reunião.

A destituição da governante motivou diferentes reações entre os governos da região, vários dos quais qualificam de "golpe de Estado" a medida, entre eles Equador, Venezuela e Bolívia, que convocaram seus representantes no Brasil para consultas.

Outros, como Argentina, Colômbia e Estados Unidos, disseram que respeitam as instituições brasileiras e expressaram seu desejo de seguir trabalhando com o governo do agora presidente Michel Temer.

A Unasul está formada por Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffPersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilImpeachmentAmérica LatinaDados de BrasilUnasul

Mais de Brasil

O que é proibido levar para o CNU 2025? Saiba o que pode e o que não pode no dia da prova

CNU 2025: quantas questões preciso acertar para ser aprovado na prova objetiva?

Anvisa regulamenta produção em escala de antídoto contra intoxicação por metanol

Governo confirma 113 registros de intoxicação por metanol após ingestão de bebida em seis estados