Brasil

Unicamp prorroga inscrições do vestibular 2026; veja nova data

Serão oferecidas pela universidade 2.520 vagas; pagamento da taxa deve ser feito até 8 de setembro

Inscrições para vestibular 2026 da Unicamp seguem abertas até 8 de setembro (Creative Commons/Creative Commons)

Inscrições para vestibular 2026 da Unicamp seguem abertas até 8 de setembro (Creative Commons/Creative Commons)

Publicado em 1 de setembro de 2025 às 21h13.

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) prorrogou até as 17h do dia 8 de setembro o prazo para inscrição do vestibular 2026.

Para participar, os candidatos devem preencher o formulário disponível no site da Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) e efetuar o pagamento da taxa, no valor de R$ 221.

No último vestibular, o curso de medicina liderou a concorrência, com 266 candidatos por vaga. Entre os cursos de tecnologia, ciência da computação registrou 73 candidatos por vaga, engenharia da computação 42 e tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas, 22.

Outros cursos disputados foram arquitetura e urbanismo, ciências biológicas, farmácia, comunicação social – midialogia, ciências econômicas e história.

As carreiras com maior número de vagas neste ano são administração (180), física e matemática (155), engenharia mecânica (140) e medicina (110).

Datas e locais de prova

A primeira fase do vestibular será realizada em 26 de outubro. A segunda fase ocorrerá em 30 de novembro e 1º de dezembro, com redução de 20 para 18 questões no segundo dia.

Podem se inscrever candidatos que já concluíram o ensino médio, aqueles com término previsto para o fim de 2025 e portadores de diploma de curso superior.

É necessário informar CPF e documento oficial com foto, que também será exigido no dia da prova. Correções no formulário podem ser feitas até 30 de agosto; somente a última versão enviada será válida.

Neste ano, 9.404 candidatos receberam isenção da taxa, válida tanto para o vestibular quanto para a modalidade Enem–Unicamp. Para garantir a gratuidade, é necessário concluir a inscrição com o código enviado por e-mail.

Candidatos de escolas públicas podem aderir ao Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS), que oferece bônus de 20 a 60 pontos na primeira e segunda fase, conforme o tempo de escolaridade em instituições públicas.

Estudantes que optarem pelo PAAIS ou cotas étnico-raciais também são automaticamente inscritos na modalidade Enem–Unicamp, sem custo adicional.

A modalidade para treineiros foi mantida, exigindo escolha de uma trilha: ciências humanas/artes, ciências exatas/tecnológicas ou ciências biológicas/saúde. Esses participantes recebem classificação e certificado, mas não concorrem às vagas nem realizam provas específicas.

O vestibular será aplicado em 31 cidades do estado de São Paulo e em seis capitais: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife e Salvador. A escolha da cidade deve ser feita na inscrição e será válida para ambas as fases, com exceções em alguns municípios, que terão a segunda fase em cidades vizinhas.

As provas específicas de habilidades em música acontecem entre 15 e 30 de setembro, e artes visuais, cênicas e dança entre 3 e 5 de dezembro. O resultado da primeira chamada será divulgado em 23 de janeiro de 2026, com matrícula virtual nos dias 26 e 27 do mesmo mês. O processo prevê oito chamadas ao todo.

Acompanhe tudo sobre:UnicampVestibulares

Mais de Brasil

Não há ‘temas proibidos’ em conversa entre Lula e Trump, diz Alckmin

Presidente da Caixa deve defender bet do banco em reunião com Lula

Polícia Federal pode suspender emissão de passaportes por falta de verba

Deputados protocolam PEC da Reforma Administrativa