Brasil

USP pede reintegração de posse da reitoria ocupada por alunos

Direção da universidade decidiu pedir na justiça que os alunos deixem o prédio

Vista áera da USP: reitoria está ocupada desde quarta-feira (Hector.carvalho via Wikimedia Commons)

Vista áera da USP: reitoria está ocupada desde quarta-feira (Hector.carvalho via Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de novembro de 2011 às 15h46.

São Paulo - A Universidade de São Paulo (USP) pediu ao Tribunal de Justiça de São Paulo, no início da tarde de hoje (3), a reintegração de posse do prédio da reitoria, ocupado por estudantes na madrugada de quarta-feira em protesto pela atuação da Polícia Militar de São paulo na Cidade Universitária.

A decisão de encaminhar o pedido de reintegração de posse à Justiça foi aprovado na noite de ontem após reunião de membros da reitoria. Por meio de nota, a reitoria diz esperar, no entanto, “que a situação se resolva sem que sua execução seja necessária”.

Antes de invadir a reitoria, os estudantes ocuparam por uma semana o prédio da administração da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da universidade. O protesto foi deflagrado depois de confronto ocorrido entre estudantes e PMs, por causa da detenção de três alunos, flagrados fumando maconha no estacionamento da faculdade na semana passada.

Na noite de terça-feira (1º), estudantes fizeram uma assembleia e decidiram deixar o prédio da faculdade e ocupar a reitoria. Os alunos do campus, no entanto, mostram-se divididos sobre a ocupação da reitoria. Uma carta de repúdio à ocupação, assinada por um grupo de estudantes da Faculdade de História, tem circulado pela USP. Na carta, o grupo chama a ocupação de “ilegítima e arbitrária” e diz que foi "perpetrada após votação fraudulenta”, quando a assembleia já estava esvaziada.

Os estudantes que estão acampados na USP farão hoje à noite uma nova assembleia para discutir a ocupação e a presença de policiamento no campus.

Acompanhe tudo sobre:Ensino superiorFaculdades e universidadesUSPJustiçaEducação

Mais de Brasil

Hugo Motta diz que Câmara vota IR na quarta mesmo sem acordo sobre anistia

Governo prevê repasse para universidades e agências federais 53% menor em 2026 do que em 2014

Ibama aprova simulação da Petrobras na Margem Equatorial, último passo para licença de exploração

Lula diz que reunião com Trump ocorrerá 'o mais rápido possível e vai correr bem'